Celesc é finalista de prêmio nacional do setor elétrico
Florianópolis (SC)
A Celesc participará nesta quarta-feira, 28, como finalista,
pelo quarto ano consecutivo, do 19º Prêmio Abradee, em Brasília (DF), que
avalia a gestão técnica e econômica de mais de 40 empresas do setor. A
distribuidora catarinense é a segunda companhia com maior número de indicações
neste que é um dos mais tradicionais prêmios da área e, desta vez, concorre em
quatro categorias: Responsabilidade Social, Avaliação pelo Cliente, Sul e
Nacional. A premiação ocorrerá na Confederação Nacional da Indústria e reunirá
as principais distribuidoras de energia do país.
“Essas indicações demonstram que estamos equiparados a
outras distribuidoras do mercado de energia, com resultados competitivos em
diversas searas que consolidam a Celesc como um importante player do setor”,
afirma Cleverson Siewert, presidente da empresa, que destaca que os bons
resultados da empresa vêm se consolidando de maneira mais sustentada desde a
vigência do Plano Diretor com validade até 2030.
Siewert aponta o Programa de Eficiência Operacional como um
dos maiores desdobramentos práticos do Plano Celesc 2030. “O principal objetivo
do Programa é atender melhor a sociedade, garantir a sustentabilidade da
Companhia e projetá-la a novos patamares de rentabilidade. Com ele, mais de 120
oportunidades de melhorias nos processos corporativos geraram economia e
aumento da produtividade, refletidas no orçamento da Celesc, à medida que as
iniciativas são implementadas e os ganhos capturados”, conta o presidente.
Na área de responsabilidade social, a assessora de
Responsabilidade Socioambiental da Celesc, Regina Schlickmann, acredita que,
entre os diversos projetos desenvolvidos, um dos destaques é o Jovem Aprendiz
que, diferente do que ocorre em outras distribuidoras, utiliza critérios de
seleção específicos, buscando a inclusão social e a priorização de jovens
indicados pelo Ministério Público. “O projeto é desenvolvido na Administração
Central, em Florianópolis, e nas 16 Agências Regionais da Empresa e, desde
2006, já formou mais de 1.200 jovens em todo o Estado”, conta.
Além desse, outros projetos de eficiência energética da Celesc englobam
questões sociais, como o Energia do Bem (que promove melhorias em residências
de consumidores com Tarifa Social de Energia), o Bônus Eficiente (que oferece
um bônus de 50% na substituição de eletrodomésticos antigos por equipamentos
mais eficientes e ainda beneficia, com recursos provenientes de doações de
clientes, instituições de assistência sem fins lucrativos) e o curso gratuito
para formação de eletricistas, que terá outra edição ainda esse ano.
Já em relação à indicação na categoria Avaliação pelo Cliente, importante por
representar como o serviço da Celesc é percebido por seus consumidores, gerente
da Divisão de Atendimento da Empresa, Jane Maria Vicenzi Appelt, considera a
indicação como consequência de um trabalho bem estruturado, realizado com foco
no cliente. “O reconhecimento da sociedade é um agente motivador para vencermos
os desafios de um mercado regulado e no contexto de empresa pública”, afirma. Para ela, os principais fatores que alavancaram os resultados foram melhoria
dos serviços de contact center, incremento no quadro de atendentes comerciais,
por meio de concurso público, expansão e melhorias significativas da Agência
Web.
TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA