• Celebração na Catedral encerra o 23ª Festival Internacional de Corais

    Missa de ação de graças foi celebrada pelo padre Valdemar Carminatti, na manhã desse domingo (27)

Celebração na Catedral encerra o 23ª Festival Internacional de Corais

28 Nov, 2016 10:32:38 - Variedades

Criciúma (SC)

Os versos da canção “Mérica, Mérica”, interpretados pelo Coro Comelico da Província de Belluno, na Itália, finalizaram de forma emocionante as apresentações musicais do 23ª Festival Internacional de Criciúma. A ação foi realizada na missa de Ação de Graças deste domingo (27), na Catedral São José, na Praça Nereu Ramos. A iniciativa da Associação Coral de Criciúma, Associação Latino Americana de Canto Coral (Alacc) e Administração Municipal via Fundação Cultural de Criciúma (FCC), começou na quinta-feira (24), no Teatro Municipal Elias Angeloni, e ofereceu ao público apresentações musicais gratuitas com 20 grupos de Criciúma e região, além dos cantores italianos. “As pessoas que deixaram de ir à praia na manhã deste domingo para estar na missa na catedral com certeza fizeram uma sábia escolha e saíram da igreja felizes e emocionadas. 

Temos muito forte na nossa região a cultura italiana e ouvir esses cantos hoje foi arrepiante. Quando cantaram Mérica, Mérica e perceberam que o público os acompanhou, também os participantes do Coro italiano ficaram emocionados. Essa é a beleza da cultura que atravessa fronteiras”, comenta o prefeito Márcio Búrigo, que participou do encerramento.

“Esse ano realizamos o evento em um formato menor e mesmo assim agradou todo o público que prestigiou as apresentações. Criciúma possui uma tradição com o canto coral e os grupos são talentosos. Tenho orgulho de apresentá-los no festival”, declara a diretora de cultura da FCC, Solange Scotti.

O representante da Alacc internacional no Brasil, Telmo Engelmann, ficou emocionado ao falar sobre as apresentações do Festival. “Canto em corais há 66 anos, uma vida inteira dedicada à música. Aprecio as apresentações do festival e digo com muita certeza que esse é um dos eventos mais lindos que a cidade oferece”, afirma Engelmann.

Nesta edição do Festival Internacional de Corais, os grupos foram convidados para participar de um bate-papo sobre “Os desafios do canto coral na atualidade” mediado pelo professor Sérgio Figueiredo, o maestro do Coral Espírita, Reinaldo Hoepers, o maestro do Musical Satc, Maurício Ghedin Correa, e a maestrina do Coral Unisul, Maria Miranda da Silva. O encontro ocorreu no último sábado (26), no Cine Shopping Della, e contou com a participação de 40 coralistas.

“A principal dificuldade é a carência de momentos como este, onde os participantes de corais possam compartilhar dificuldades e buscar novas soluções. O primeiro passo para superar esses problemas estamos dando hoje”, destaca Figueiredo.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança