• Celebração de Corpus Christi reúne milhares de fiéis na Catedral

Celebração de Corpus Christi reúne milhares de fiéis na Catedral

27 Mai, 2016 00:00:00 - Variedades

Criciúma (SC)

A Paróquia São José, no centro de Criciúma, reuniu cerca de 3 mil fiéis na tarde desta quinta-feira, 26, por ocasião da celebração do Corpo e Sangue de Cristo, que teve início com a Santa Missa, às 15 horas, na Praça do Congresso. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada pelos padres Antônio Júnior, Joel Sávio, Silvestre Koepp e Marcos Ferreira.

No início de sua homilia, Dom Jacinto falou sobre a data, considerada especial pelos católicos, porque creem na presença real de Cristo na Eucaristia, sacramento do Corpo e Sangue de Jesus. “É um dia significativo, porque é uma manifestação de alegria dos católicos, que preparam o caminho do Senhor. Ele, que prepara, todos os dias, os caminhos para nós e espera que passemos por seus caminhos fazendo sua vontade”, enfatizou o epíscopo.

O bispo refletiu sobre o diálogo dos discípulos com Jesus no evangelho de hoje (Lc 9, 11b-17) e afirmou que, ali mesmo, Jesus se referia à sua Igreja e ao Santíssimo Sacramento. “Iria dar o alimento do Cristo durante toda a vida, multiplicando a Eucaristia em toda a parte do mundo, para oferecer a seus filhos e filhas”.

Ainda sobre a conversa de Jesus com os apóstolos, que afirmavam ter poucos pães e peixes para alimentar a multidão da época, o bispo ainda acrescentou: “Nós temos sempre tão pouco para oferecer, mas este pouco, Deus sabe transformar e multiplicar em bênçãos e graças. O importante é que Deus quer, na nossa vida, este pouco que temos, nossos talentos e virtudes, que vamos oferecer para Deus”.

Respeito e unidade

Dom Jacinto pediu para que os católicos procurem sempre conviver respeitosamente com outras igrejas. Motivou a conhecerem mais sua própria Igreja, aprendendo, através da catequese. O epíscopo recordou a unidade da Igreja, há mais de dois mil anos, na diversidade de dons e carismas, através de pastorais e movimentos que expressam maneiras diferentes de viver a fé e na presença do Papa, bispos e padres do mundo inteiro. Enfatizou a importância da presença de Maria, a qual Jesus filiou seu povo ainda na cruz, e do dom da Eucaristia, cujo sacrifício de Jesus é lembrado em toda missa como oferenda para salvação de toda a humanidade.

Prece pelos que necessitam

Antes de partir em procissão, Dom Jacinto fez sua intenção, como no início da missa, por todas as pessoas desempregadas, para que, além do pão eucarístico, possam ter o pão de cada dia. “A solidariedade do Coração misericordioso de Jesus nos estimula a ajudarmos uns aos outros, para que ninguém passe necessidade”, disse. O bispo lembrou dos doentes, idosos e ministros que levam a Eucaristia até eles, nos lares e hospitais e pediu que Deus continue abençoando a Diocese com vocações.

Procissão

Após a Comunhão, teve início a procissão, que seguiu até o átrio da Catedral, sobre os tapetes confeccionados por pastorais, movimentos e colégios católicos. A celebração findou com a oração conduzida pelo pároco, padre Antônio Júnior, e a bênção com o Santíssimo Sacramento, pelo bispo diocesano, às 17 horas.


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE