• CDL de Içara abre articulação do Observatório Social

CDL de Içara abre articulação do Observatório Social

06 Dez, 2016 16:30:18 - Geral

Içara (SC)

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Içara vai encabeçar a criação do Observatório Social na cidade. O primeiro passo foi dado com a apresentação do modelo iniciado em Maringá (PR) no auditório da entidade nesta terça-feira, dia 6. A próxima etapa será aproximar então cidadãos que tenham interesse. "Temos pessoas com lisura para isso. Vamos apoiar a criação. E acredito que os agentes políticos do bem também darão respaldo com a intenção de que errem menos", coloca o presidente Paulo Roberto Brígido.

"Hoje existem 110 observatórios ativos em todo o país e um número grande em fase de gestação. Formamos uma rede com metodologia padronizada", aponta o coordenador da única entidade deste tipo na Região Carbonífera, Sinésio Volpato. Em Criciúma, o orçamento é de aproximadamente R$ 12 mil ao mês. A atuação começou pelas licitações, além disso, avançou à fiscalização das obras, acompanhamento da educação, saúde, gestão e serviços. São cinco vice-presidentes. Todos sem vinculação partidária.

Conforme Sinésio, todas as inconsistências encontradas e as observações consideradas necessárias para o bom funcionamento da estrutura pública são enviadas para cada órgão diretamente responsável. Somente os casos sem resolutividade são levados ao Ministério Público ou Judiciário. "A população é nossa aliada. Precisamos traduzir o que está escondido", acrescenta. "Entretanto, ainda temos como lacuna o acompanhamento dos projetos de lei que as vezes são protocolados horas antes de serem votados", confessa.


TEXTO: CANAL IÇARAFOTO: MASO NYETTO/JI

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE