CCJ aprova PLC que trata da Região Metropolitana de Florianópolis

16 Mai, 2017 15:32:24 - Política

Florianópolis (SC)

Por maioria de votos, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, na manhã desta terça-feira (16), o Projeto de Lei Complementar (PLC) 7/2017, que visa promover alterações na Lei 636/2014, que instituiu a Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF) e a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf).

De acordo com a exposição de motivos enviada pelo governo, autor do texto, o objetivo da proposição é adequar a legislação estadual ao Estatuto da Metrópole (Lei Federal 13.089/2015), no que trata das diretrizes de planejamento, gestão e execução da RMF, bem como nas terminologias utilizadas.

A proposta também promove a substituição do representante da extinta Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, pelo representante da Secretaria de Estado do Planejamento e altera o status da Suderf, de órgão de planejamento, para órgão executivo.

A votação da matéria, que tramita em regime de urgência e cujo prazo regimental para análise já está esgotado, se deu em meio a intensos debates, com diversas propostas de encaminhamento sendo apresentadas.

O deputado Valdir Cobalchini (PMDB) manifestou-se pela rejeição do projeto, por acreditar que a matéria apresenta algumas inconstitucionalidades, sobretudo no que diz respeito às atribuições planejadas para a Suderf, que violariam as prerrogativas de outros entes administrativos e a autonomia dos municípios. O mesmo entendimento foi seguido pelo deputado Mauro de Nadal (PMDB).

Já o deputado João Amin (PP) apresentou uma emenda com o objetivo de extinguir as Agências de Desenvolvimento Regional, iniciativa que acabou rejeitada pelo relator da proposição, deputado Jean Kuhlmann (PSD). Em face disto, Amin preferiu se abster da votação.

Ao final, prevaleceu o parecer de Kuhlmann, pela aprovação do projeto em sua forma original. Antes de ir a plenário, entretanto, a matéria ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação e do Trabalho, Administração e Serviço Público.

Taxas de transporte

Por unanimidade de votos, foi aprovado o Projeto de Lei (PL) 396/2016, que visa instituir a Taxa de Fiscalização do Transporte Intermunicipal de Passageiros (TFT) e as taxas por atos do Departamento de Transportes e Terminais (Deter).

O texto, de procedência governamental, também determina a instalação de sistema de georreferenciamento nos veículos utilizados para o transporte intermunicipal de passageiros, com o aprimoramento da fiscalização e controle operacional das frotas.

O texto foi aprovado na forma de uma emenda substitutiva global, apresentada pelo relator do processo, deputado Valdir Cobalchini. O projeto, que tramita em regime de urgência e está com o prazo de tramitação esgotado, também está na pauta das comissões de Finanças, de Trabalho e de Transportes e Desenvolvimento Urbano.

Gestão de TI

Também por unanimidade, foi aprovado o PL 14/17, de iniciativa do Executivo, que altera a Lei Complementar 381, de 2007, que dispõe sobre o modelo de gestão e a estrutura organizacional da administração pública estadual.

O PL, destacou o deputado Darci de Matos (PSD) em seu parecer, tem por meta criar o Conselho Gestor de Tecnologia da Informação, Comunicação e Governança Eletrônica (CGTIC), com a incumbência de definir e coordenar a política de normas e padrões de tecnologia da informação, comunicação e governança eletrônica do Estado.

Ainda de acordo com o parlamentar, a matéria visa readequar a estrutura administrativa da Secretaria de Estado da Administração, promovendo ainda um incremento na remuneração do Diretor Estadual de Trânsito.

O texto, que tramita em regime de urgência, segue para as comissões de Finanças de Trabalho.

Emendas parlamentares

Também seguindo parecer de Darci de Matos, foi admitida a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2017, subscrita pelo deputado Mário Marcondes (PSDB), que prevê a destinação de 1% da Receita Líquida Disponível (RLD) do Estado para o atendimento de emendas parlamentares.

Com a decisão, a matéria segue para o plenário, onde terá a admissibilidade novamente analisada. Caso seja aprovada, retorna para as comissões para a análise do mérito.

Veto do governador

Por maioria, com voto contrário do deputado Dirceu Dresch (PT), foi admitida a Mensagem de Veto (MSV) 747/2017, com veto total do governo ao PL 30/2016, do deputado Cesar Valduga (PCdoB), que visa declarar a ponte pênsil Padre Mathias Michelizza, localizada na divisa dos municípios de Capinzal e Ouro, integrante do patrimônio histórico, artístico e cultural do estado.

O texto segue para deliberação em plenário, onde o veto poderá ser mantido ou derrubado.

Audiência pública

Atendendo a requerimento do deputado João Amin, foi aprovada a realização de uma audiência pública para debater o PL 347/2016, de autoria do deputado Altair Silva (PP), que pretende instituir a matriz de distribuição de recursos financeiros destinando aos hospitais regionais integrantes do Sistema Único de Saúde.

O evento, ainda sem data definida, será realizado em conjunto com a Comissão de Saúde, nas dependências da Assembleia Legislativa.

Carnevale di Venezia

Por fim, foi aprovado o PL 254/2016, de iniciativa do deputado Rodrigo Minotto (PDT), que inclui o "Carnevale di Venezia", do município de Nova Veneza, no calendário oficial de eventos do Estado.

A matéria, que contou com a relatoria do deputado Valdir Cobalchini, segue para a Comissão de Turismo e Meio Ambiente.

AGÊNCIA ALESC

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal