• Catarinenses destacam centenário de Ulysses Guimarães

Catarinenses destacam centenário de Ulysses Guimarães

07 Out, 2016 09:07:11 - Política

Florianópolis (SC)

Símbolo das Diretas Já e da Constituinte, além de líder e referência do PMDB, Ulysses Guimarães foi lembrado, nesta quinta-feira (6), dia em que completaria 100 anos, pelos peemedebistas de Santa Catarina. No próximo dia 12 sua morte completa 24 anos.

“Neste centenário e ao lembrar a morte de Ulysses, percebe-se com claridade que os valores que serviram de norte para a retomada do processo democrático brasileiro ainda são desafios que nós como PMDB continuamos perseguindo, com a certeza de que somos capazes de contribuir com a sociedade brasileira. Valores que são referência principalmente no momento que o País enfrenta”, ressalta o presidente da Fundação Ulysses Guimarães, deputado Carlos Chiodini.

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira , que foi deputado Constituinte ao lado do também deputado na época, Luiz Henrique da Silveira (foto), destaca o legado de Ulysses Guimarães. “Ulysses Guimarães foi o último grande estadista que nós tivemos no Brasil. Um homem que tinha o espírito público. Toda a sua inteligência e energia eram voltadas ao bem público e da população. Deixou grandes exemplos, foi um homem que não se curvou as diversidades e todas as vezes que a democracia foi ameaçada, era ele quem enfrentava. Um grande líder, que faz falta no Brasil”

No início dos anos 80 o ex-governador Casildo Maldaner integrava a executiva nacional do PMDB, sob a presidência de Ulysses Guimarães. Maldaner, que também fala da participação de Ulysses em Santa Catarina no dia da inauguração da Ponte Pedro Ivo Campos, ressalta a falta do líder no momento de “travessia” que o País enfrenta. “Ele foi nosso líder na travessia do sistema ditatorial para o democrático e hoje indispensável. Agora estamos fazendo a travessia da credibilidade, da transparência, da reconstrução da seriedade e credibilidade política. Sua herança política, ética e de lealdade com os compromissos sociais continua inspirando-nos”, destaca.

“Ele continua sendo um ícone da resistência democrática, da ética. Deixou um legado que parece uma religão. Representa para nós um papa, uma luz, um caminho, a inspiração para seguir em frente”, finaliza Casildo Maldaner.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE