• Castração contribui para diminuição de animais de rua

    Conscientização é importante também para redução do número de abandonados

Castração contribui para diminuição de animais de rua

07 Jan, 2019 13:43:51 - Pet News

Içara (SC)

O principal objetivo do Centro de Castração Francisco de Assis, em Içara, é contribuir para a redução da população de animais de rua na cidade. Em 2018, o local realizou 1.500 procedimentos e, de acordo com a médica veterinária e coordenadora do Centro de Castração, Gabriela Rodrigues Gaspar, a meta para 2019 é superar essa marca.

Gabriela esclarece o motivo pelo qual são realizadas muitas castrações e ainda assim existe uma alta demanda de animais. “Destacamos como os principais fatores para isso a questão do poder de locomoção do animal, pois uma fêmea pode vir de outra cidade ter seus filhotes aqui em Içara e o número de filhotes pode chegar a cinco por ninhada”, explicou.

O estagiário Gabriel Zilli, que cursa a nona fase de medicina veterinária, também faz um alerta quanto ao abandono de animais. “A castração evita que os animais procriem nas ruas, mas a conscientização das pessoas quanto ao abandono é fundamental, e se torna necessário para que as pessoas que optam por ter um animal domestico permaneçam com o animal”, orientou.

Os atendimentos no Centro de Castração seguem a seguinte agenda: Nas segundas-feiras são atendidos os animais de rua, as terças agricultores com blocos de nota, as quartas são atendidos animais encaminhados pela Ong Amigo Bicho, as quintas os atendimentos são destinados a população baixa renda e nas sextas-feiras os procedimentos de manutenção interna.

Para o atendimento é necessário que o cidadão procure a Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai) para o agendamento. A Fundai atende ao público das 7 às 13 horas.

Benefícios da castração para o animal

Aos animais que passam pelo procedimento de castração os benefícios são de grande relevância. Para as fêmeas evita a infecção do útero, gestação indesejada, a redução das chances de tumor de mama, entre outros. Aos machos, alguns dos exemplos benéficos são que evita tumor nos testículos, a redução de brigas por disputas de fêmeas no cio, a diminuição do odor da urina e demarcação de território.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança