• Case de sucesso encerra primeira etapa do Empreendedorismo Criativo Satc

Case de sucesso encerra primeira etapa do Empreendedorismo Criativo Satc

23 Nov, 2018 10:38:05 - Geral

Criciúma (SC)

A primeira etapa do Programa de Empreendedorismo Criativo da Satc, iniciativa que fomenta a cultura de inovação na região, foi concluída com uma apresentação pública do projeto à comunidade e a colaboradores. O evento, realizado nessa quinta-feira (22), contou com a participação dos criadores da startup Simples Dental e com uma roda de conversa sobre o início 
da pré-incubadora que faz parte da Plataforma Satc 2030.

O projeto de Empreendedorismo Criativo é uma parceria entre Satc, Centro Sapiens e Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e é voltado para um ecossistema de inovação. “A proposta não é somente para quem pensa em montar um negócio, abrir uma empresa, mas para quem quer inovar no seu local de trabalho ou na comunidade em que atua”, explanou o coordenador geral da Faculdade Satc, Jovani Castelan.

Cursos e oficinas foram ofertados gratuitamente pela Satc a fim de fornecer ferramentas e subsídios para criatividade e empreendedorismo. Conforme o coordenador de treinamentos da ACATE, Felipe Mandawalli, a região de Criciúma tem plenas condições de crescer no setor de tecnologia. “É um cenário muito favorável, com academia, poder público e privado incentivando e apoiando este crescimento com todas estas ações”, destacou.

No último semestre, workshops sobre temas como liderança, design thinking, criatividade, entre outros, deram início ao projeto. Em fevereiro de 2019, a primeira oficina do programa discutirá a Metodologia Satc de Empreendedorismo. Já em 2018, a prefeitura de Criciúma sancionou a 
Lei de Inovação, com a proposta de formular e fiscalizar políticas públicas para o desenvolvimento regional.

De pais concorrentes a sócios de sucesso

Os amigos Ramon e Gélio, sócios da empresa Simples Dental, sabem bem o significado da palavra persistência. Quando começaram a tirar a ideia de um software odontológico do papel, não imaginaram que o sucesso seria tão grande. A empresa iniciou as atividades em 2012, mas não “vingou” na primeira tentativa. Os amigos de Praia Grande começaram com um software para despachantes. Faliram, mas desistir não era uma opção. “O Gélio fazia computação, eu odonto, e a partir de uma aula que tive, a gente pensou numa solução para consultórios de dentistas”, lembrou Ramon Maciel, odontólogo e um dos criadores da empresa.

A Simples Dental não deu certo logo no primeiro ano. A insistência em tornarem-se uma startup de sucesso os levou a procurar aporte financeiro. “Foi aí que chegamos na Sinapse de Inovação e depois em investidores maiores para um canal de distribuição da nossa ideia”, ressaltou Gélio Júnior, desenvolvedor e também sócio. Atualmente, a Simples Dental trabalha com oito mil clínicas odontológicas por todo o Brasil, tem 17 funcionários e 10 milhões de pacientes cadastrados. A ideia, segundo os proprietários, é conseguir expandir os negócios para América Latina.

Pré-incubadora transforma ideias em negócios

A Satc lançou também nessa semana o Centro de Apoio à Pesquisa Científica e Extensão (COCREATION SATC), uma pré-incubadora que integra a Plataforma Satc 2030. “A intenção, com a pré-incubadora, é transformar CPFs em CNPJs, ou seja, ideias em negócios. As pessoas podem se inscrever e na sequência faremos uma pré-seleção destas ideias. A intenção é dar subsídios a estas iniciativas”, detalhou um dos coordenadores do projeto, Gustavo dos Santos de Luca.

A proposta da Satc é mostrar o caminho, por meio de treinamentos, de colocar ideias em prática. 
Informações de como participar neste link. A seleção dos inscritos será divulgada em março de 2019, mas as inscrições já estão abertas.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE