Casarão histórico de Florianópolis deverá ser restaurado

06 Nov, 2018 16:26:40 - Geral

Florianópolis (SC)

A Fundação Senhor dos Passos assinou termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e se comprometeu a executar, em até 24 meses, projeto de restauração do casarão histórico do século XIX que abriga a sede da entidade. O casarão faz parte do Conjunto Arquitetônico do Hospital da Caridade, tombado pelo Município por meio Decreto n. 270/1986. 

O acordo, proposto pelo Promotor de Justiça Rogério Ponzi Seligman (na foto, à direita), foi firmado do dia 30 de outubro. Com a assinatura do TAC, o Presidente da Fundação Senhor dos Passos, Roberto Alvarez Bentes de Sá (na foto, à esquerda) se comprometeu a retirar todo o material inflamável armazenado no porão do casarão em 60 dias. 

No prazo máximo de 12 meses a entidade deverá dar início à execução do projeto de restauração já aprovado pelo Município, com 24 meses para a conclusão. Todos os prazos são contados a partir da data da celebração do acordo. Em caso de descumprimento do TAC, a Fundação senhor dos Passos fica sujeita multa de R$ 50 mil, a ser revertida ao Fundo para Reconstituição dos Bens Lesados (FRBL).

O casarão

O Casarão da Fundação Senhor dos Passos foi construído em 1857 é considerado um marco na história da medicina, do trabalho comunitário e da assistência social em Santa Catarina.

Em 1986 foi tombado pelo Município como categoria P1, ou seja, como "imóvel a ser totalmente conservado, ou restaurado, tanto interna como externamente pelo excepcional valor histórico, arquitetônico, artístico ou cultural de toda a unidade".

Além de leprosário, sua finalidade original, o local já foi usado para realizar procedimentos cirúrgicos e como enfermaria, lavanderia, dormitório das enfermeiras e creche para atender as famílias que trabalhavam no hospital. 

A entidade pretende, após a reforma, instalar no local o Museu Fármaco Hospitalar de Santa Catarina, com um acervo inicial de mais de 1800 peças.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE