Cartórios eleitorais repassam orientações para o pleito do dia 2

26 Set, 2016 16:07:14 - Política

Içara (SC)

As eleições se aproximam e o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), através dos cartórios eleitorais, repassa algumas orientações aos eleitores.

De acordo com Marcos Antonio da Silva Moraes, chefe da 79ª Zona Eleitoral da Comarca de Içara (SC), o pleito ocorre no dia 2 de outubro (domingo), das 8h às 17h. 

Orientação ao eleitor

- Documento oficial com foto é obrigatório no momento da votação. O Título Eleitoral, embora não seja documento obrigatório, é de extrema relevância, na medida em que facilita a identificação do eleitor e do seu local/seção de votação;

- Aparelho celular, câmera fotográfica ou qualquer outro aparelho que possa quebrar o sigilo do voto não é permitido na cabine de votação;

- O eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral pode justificar em qualquer seção. Recomenda-se que retire o requerimento de justificativa antecipadamente no Cartório Eleitoral e leve preenchido no dia da eleição.

- É permitida, no dia das eleições, a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.

- São vedados, no dia do pleito, até o término do horário de votação, a aglomeração de pessoas com vestuário padronizado ou portando instrumentos de propaganda de modo a caracterizar manifestação coletiva.

- O voto não é obrigatório para: os analfabetos, os maiores de 70 anos e os menores de 18 anos que já tenham se alistado como eleitores.

- Os eleitores que estiverem fora do país no dia da eleição podem pedir a um familiar que procure o cartório eleitoral, após a eleição, para regularizar sua situação ou podem fazer isso pessoalmente em até 30 dias do seu retorno, neste caso, sem o pagamento de multa.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE