• Carros elétricos são destaque na Satc

    Projetos são apresentados aos acadêmicos no encerramento da II Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica da Satc.

Carros elétricos são destaque na Satc

13 Nov, 2017 10:41:35 - Educação

Criciúma (SC)

Com o pensamento no futuro, foi assim que se encerrou a II Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica da Satc. A última noite de atividades contou com a presença de representantes de duas empresas que estão investindo na tecnologia de “carros elétricos”. A Itaipú Binacional (PR) e a Mobilis (SC), mostraram para os acadêmicos seus projetos inovadores e explicaram o processo de pesquisa e desenvolvimento que é realizado nas empresas.

“Viemos mostrar a história do projeto, que já tem pouco mais de 10 anos. Mostrar os aspectos econômicos e ambientais que fazem do projeto "carro elétrico" de suma importância para a eficiência energética. Então mostramos o que fizemos ao longo dos anos com o projeto e como isso pode contribuir para a tecnologia”, explica o eng. eletricista, coord. de P&D do programa “Veículo Elétrico” e da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável da Itaipú Binacional, Márcio Massakiti Kubo.

Diferente do projeto da Itaipú, que fico apenas no P&D, o projeto da Mobilis, já está partindo para a produção. Um modelo do “Li”, o carro elétrico da empresa, esteve em exposto durante a apresentação. “O objetivo da palestra é apresentar a empresa com uma abordagem voltada para a realidade desse público, como a empresa se formou e quais fatores levaram ao sucesso, dicas que sirvam para quem está saindo da graduação. Com o carro, estamos começando a produzir agora. A parte comercial está em processo de maturação e assim que o mercado ficar mais aquecido no exterior as montadoras vão querer trazer para o país também”, afirma o eng. mecânico e sócio da Mobilis, Mahatma Marostica.

A Mobilis, empresa com sede em Florianópolis, e se desenvolveu para traduzir as necessidades de mobilidade das pessoas e projetar veículos elétricos viáveis para uso no Brasil, com visão e padrões globais. A bateria de íons de lítio, que inspirou o nome do veículo, traz um diferencial competitivo para o Li. Se comparado aos produtos disponíveis no Brasil, como carros de golfe convencionais, importados da China ou EUA, por exemplo, que tem bateria com vida útil de três anos, o veículo da Mobilis permite uma duração de mais de 10 anos por conta da tecnologia avançada.

Semana Acadêmica supera expectativas

A segunda Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica teve início na segunda-feira (6) e contou com atrações voltadas para a tecnologia e o empreendedorismo. Entre as novidades esteve a apresentação de projetos interdisciplinares feitos por alunos, competição de robô-sumo e a exposição dos carros elétricos.

"A semana foi muito boa, tivemos uma grande participação dos alunos, nas palestras, nas atividades e fizemos um encerramento cujo foco é a mobilidade elétrica. Esse é uma diferencial para o acadêmico, que vai estar preparado para quando o mercado de carros elétricos estiver mais aquecido. É uma iniciativa inovadora para a região". conta o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, André Abelardo Tavares

Junto do carro da Mobilis, esteve exposto o protótipo de carro elétrico que está sendo desenvolvido pela Satc, o projeto “Inowattis”.  “A Satc está acompanhando o que está acontecendo a nível de mundo na mobilidade elétrica e num horizonte próximo isso servirá muito para esses futuros engenheiros, até para despertar um caráter mais empreendedor nesse sentido. Com esses projetos sendo apresentados eles tem a noção da opção da tecnologia de ponta que a Satc está seguindo”, ressalta o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTOS/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal