• Carne brasileira vira alvo piada em propaganda do Chile

    Propaganda veiculada no Chile mostra peça de 'carne muito gostosa' embalada com moscas, a bandeira do Brasil e zomba do mau cheiro

Carne brasileira vira alvo piada em propaganda do Chile

23 Mar, 2017 16:20:35 - Geral

Brasília (DF)

Uma das reações internacionais mais duras à Operação Carne Fraca veio do Chile. O país vizinho decidiu barrar por tempo indeterminado a importação de todos os tipos de carne brasileira. A diplomacia nacional já tentou reverter a decisão em reuniões com a embaixada chilena, mas ainda não houve sinal positivo. O assunto é sério, mas virou piada em terras andinas.

Uma operadora de telefonia móvel chilena, espirituosa, usou como mote a carne brasileira para atrair novos clientes a fazerem a portabilidade das concorrentes. “Se a sua companhia cheira estranho, troque pela Wom”, diz a propaganda publicada nas redes sociais, com uma imagem da bandeira brasileira e uma bandeja de “carne muito gostosa” embalada com moscas. A tele é conhecida no Chile por usar humor em suas peças publicitárias. No início de 2015, a operadora substituiu a Nextel chilena, depois que a marca foi comprada pelo fundo de investimentos internacional Novator.

Bloqueio – Há dois dias, o Ministério da Agricultura do Chile decidiu fechar temporariamente, de forma preventiva, o mercado para entrada de todos os tipos de carne de origem brasileira. Para suspender o bloqueio, o ministro chileno Carlos Furche Guajardo exige que o Brasil informe, com exatidão, “quais dos frigoríficos investigados exportaram para o país e para o mundo”. O Chile aplica controle sanitário rigoroso sobre produtos de origem animal ou vegetal que ingressam no país.

Com anuência do presidente Michel Temer, o Brasil cogita retaliar o Chile nas compras de salmão, frutas e vinho, produtos pelos quais o país andino é mundialmente reconhecido. Esses itens estão entre os seis principais importados pelos comerciantes brasileiros, atrás apenas de cobre e minérios, commodities que sustentam a economia chilena. “O comércio é assim, não tem só bonzinho. Comércio é feito a cotovelada e se eu tiver que ter uma reação mais forte com o Chile eu terei”, disse o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Autoridades do governo brasileiro esperam que a restrição seja revista e permaneça apenas aos 21 frigoríficos investigados na Operação Carne Fraca.

A carne bovina do Brasil é bastante popular no mercado nacional do Chile. Os cortes mais apreciados são facilmente encontrados em bandejas nos supermercados de Santiago, capital do país. O Brasil exportou 349 milhões de dólares, em 2015, em diversos tipos de carnes para o Chile, o terceiro principal produto enviado para o país.

O Brasil é o terceiro principal parceiro comercial do Chile, superando até o Japão. O intercâmbio comercial girou em torno de 7,4 bilhões de dólares em 2015, segundo dados da Divisão de Inteligência Comercial do Ministério das Relações Exteriores. No passado recente, há superávit para o Brasil, mas as negociações caíram ao longo dos últimos seis anos.

TEXTO/VEJA.COM
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE