• CarnavOikos: Retiro caminhada em preparação para peregrinação

CarnavOikos: Retiro caminhada em preparação para peregrinação

26 Fev, 2019 14:13:40 - Variedades

Criciúma (SC)

No próximo feriadão de carnaval, do dia 1 a 5 de março, o Oikos de Criciúma vai realizar um retiro caminhada com uma programação bem diversificada. Os participantes sairão do Oikos e peregrinarão pelos pontos turísticos e naturais dos municípios vizinhos durante o evento, com retorno à noite para o local.

A proposta, segundo o organizador da caminhada, o psicólogo Mhanoel Mendes, é que seja uma caminhada cooperativa e contemplativa à natureza, além disso, o principal objetivo é a preparação e formação de um grupo para o Caminho de Santiago (França e Espanha) a ser realizado em 2017 ou 2018. “A ideia é que toda vivência seja mais próxima possível do que os peregrinos vão encontrar na Espanha quando caminharem a Santiago de Compostela”, salienta Mendes. Santiago é uma trilha milenar que atravessa toda a Europa e chega a Santiago de Compostela onde se acredita estar o corpo do apóstolo Tiago Maior. O caminho francês inicia em Saint-Jean-Peied-De-Port, na França, e termina 819 quilômetros depois em Compostela.

Mhanoel, que é co-autor do livro “Compostela – Muito além do caminho de antiago”, já fez o percurso europeu três vezes e também já caminhou pela por muitos outros caminhos, como trilha Inca (BolíviaPeru), fez duas vezes o caminho de Santa Paulina (SC), e também trilhou pelo Caminho da Ilha (SC), Caminho das Missões (RS), Caminho dos Anjos (MG), Caminho do Vale Europeu (SC), dentre caminhadas de fins de semana ou até de um dia. “Caminhando, me redescobri, reconheci a natureza dentro de mim e me percebi inteiro”, comenta.

Durante o feriado de carnaval , Mhanoel e sua companheira, DErci Wotmeyer, terapeuta e também peregrina, pretendem compartilhar suas experiências como peregrinos, caminhantes e buscadores, além de dar dicas e sugestões para uma boa jornada. “Esta caminhada já é uma preparação para a trilha rumo à casa do Santo. Acredito que após esta experiência, o caminhante terá excelentes condições para se fortalecer na decisão de fazer ou não o caminho de Santiago”, diz.

Formação de grupo com acompanhamento terapêutico

Conforme Mhanoel, a ideia é também que este grupo tenha acompanhamento terapêutico para fazer o caminho, programado para setembro do ano que vem. “Acredito que, desta forma, preparação mental, física e espiritual, com terapias individuais e de grupo, poderemos avançar nas questões sutis e todo processo ser equivalente a uns cinco anos de terapia”, explica.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança