Carnaval leva diversão, turistas e movimento econômico a todas as regiões catarinenses

06 Mar, 2019 14:28:16 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Santa Catarina está pronta para receber visitantes para os festejos de Carnaval. Além de levar alegria às ruas, a folia movimenta o comércio e a procura por serviços, gerando renda para os catarinenses de todas as regiões. Em Florianópolis, por exemplo, a expectativa da Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico é que os hotéis estejam totalmente lotados e haja grande ocupação nos imóveis para locação. Em Laguna, no Sul do estado, a previsão é que 500 mil pessoas passem pelo município até o dia 5 de março.

Movimentos intensos estão previstos em outras cidades em que o Carnaval já é tradicional, como Joaçaba, Balneário Camboriú e São Francisco do Sul, e também onde o evento está se fortalecendo, como Balneário Rincão (confira, abaixo, a programação).

Leia também: Dez dicas para curtir o Carnaval em Santa Catarina numa boa

No ano passado, de acordo com uma pesquisa feita pelo Núcleo de Pesquisas da Fecomércio/SC em Florianópolis, São Francisco do Sul, Laguna e Joaçaba, o setor de hotelaria registrou um incremento de 34,4% no faturamento durante o Carnaval, em comparação com outros meses do ano. Em Joaçaba, de acordo com outro levantamento da entidade, cada turista gastou, em média, R$ 1.636 nos festejos de 2018.

Companhias aéreas e empresas de ônibus já comunicaram que vão oferecer linhas adicionais. Neste ano, houve um aumento de 20% no número de ônibus extras que terão Florianópolis como destino ou ponto de partida durante o Carnaval. De acordo com o presidente do Departamento de Transportes e Terminais (Deter), Fúlvio Neto, as empresas de transporte coletivo intermunicipal e interestadual já informaram que vão colocar 766 veículos adicionais no Terminal Rodoviário Rita Maria entre 1º e 6 de março. São 384 veículos para a chegada, a maioria nos dias 1º e 2, e 382 para a saída, principalmente entre os dias 5 e 6 de março.

O Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, receberá voos extras durante o Carnaval. A Azul informou que terá 19 linhas não regulares, incluindo rotas entre a Capital catarinense e Foz do Iguaçu (PR), Curitiba (PR), Passo Fundo (RS) e Rio de Janeiro (RJ). A Avianca terá dois voos extras na noite desta sexta-feira, 1º, e a Latam oferecerá dois no dia 10. As duas empresas farão ida e volta para Guarulhos (SP).

Leia também: Como fica o calendário de atendimento dos órgãos públicos do Governo do Estado durante o Carnaval 2019

Confira a programação de Carnaval nas cidades de SC

FlorianópolisProgramação completa

Depois do concurso de marchinhas e do tradicional Berbigão do Boca, Florianópolis está pronta para o desfile das escolas de samba na Passarela Nego Quirido, marcado para esse sábado, 2. As escolas do Grupo de Acesso abrem o desfile a partir das 17h15. O Grupo de Acesso entra em cena às 22h10.

Balneário CamboriúProgramação completa

A programação vai de sexta-feira, 1º, a 5 de março, com atividades na Praça Almirante Tamandaré, além do desfile oficial de blocos e trios elétricos de sábado a segunda. Neste ano, serão 17 blocos e trios elétricos.

Balneário RincãoProgramação completa

O CarnaRincão reúne escolas de samba de Balneário Rincão e cidades vizinhas para dias de muita folia na Avenida Leoberto Leal.

Itá

Uma grande estrutura foi montada para atender a todos os foliões, com arquibancadas e camarotes, além de uma completa praça de alimentação. A organização destaca a segurança como um dos pontos fortes do Carnaval em Itá. Shows musicais e desfiles de escola de samba estão na programação.

Itajaí | Programação completa

O Carnaval será no Mercado Público, entre esta sexta-feira e 5 de março. A festa será comandada por artistas locais e contará com repertório recheado de sambas-enredos, sambas de roda, afro-sambas, axés, marchinhas, entre outros estilos.

Joaçaba Programação completa

A Avenida XV de Novembro vai se transformar na passarela do samba. O Carnaval de Joaçaba promete manter a fama de ser um dos melhores do Sul do Brasil. Paralelamente ao desfile, o carnaval de blocos, que chega a receber 8 mil foliões por noite, com concentração na Praça da Catedral, área central de Joaçaba.

Joinville

A cidade mais populosa de Santa Catarina não fica de fora da folia. Nesse sábado, na Avenida Beira Rio, estão agendados os eventos da “Folia de Joinville”, com atrações inéditas como o “Stamm Folia” (9h) e o “Folia Atrás do Trio” (17h). A festa vai até as 22h.

LagunaProgramação completa

O tradicional Carnaval de Laguna é um dos destinos mais procurados para quem quer curtir a folia no Sul. Neste ano, o município prevê a chegada de 500 mil pessoas durante os sete dias de programação carnaval, que já começou na terça-feira, 26, e vai até 5 de março.

São Francisco do Sul Programação completa

O Carnaval 2019 Sou + São Chico tem abertura nesta sexta-feira, com encontro de Blocos no Centro Histórico. Serão cinco dias de muita diversão e alegria em meio às belezas naturais da cidade.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE