• Carlos Camargo assume os esportes aquáticos de SC

Carlos Camargo assume os esportes aquáticos de SC

17 Mar, 2017 10:07:09 - Educação

Florianópolis (SC)

Em Santa Catarina, a natação atravessou diversos desafios até conquistar suas primeiras medalhas olímpica e mundial com Fernando Sherer. Mais conhecido como Xuxa, o nadador era treinado pelo professor da Unisul, Carlos Camargo, empossado como o novo presidente da Federação Aquática de Santa Catarina (FASC). A Federação foi fundada em 22 de fevereiro de 1978, sob a nomenclatura Federação de Natação de Santa Catarina, para em 2 de março de 1990, tornar-se FASC. Desde 2008, a sede da entidade é no Complexo Aquático da Unisul, na Unidade Pedra Branca.  “A Fasc sempre foi parceira da universidade e continuará sendo”, projeta Carlão.

A Unisul não só abriu o espaço para a sede da Federação estadual, ela também apoia atletas universitários de alto rendimento que disputaram Jogos Olímpicos e conquistaram títulos mundiais, sulamericanos, brasileiros, regionais e estaduais. “Além dos eventos do nosso calendário, procuraremos aumentar nossa ligação com projetos científicos da Unisul e estágios profissionais”, garante o presidente da FASC.

O professor Carlos Camargo (Carlão) coordena, aliado a equipe de gestão do Complexo Aquático, projetos sociais que atendem gratuitamente crianças de áreas de baixa renda de São José e Palhoça. As crianças das redes públicas são atendidas com a prática de natação e saltos ornamentais. “A própria cessão do espaço da Unisul, da qual a FASC é beneficiária, nos aproxima e isto é apenas uma das muitas proximidades que temos em conjunto. Nosso objetivo é apoiar a formação dos alunos desta universidade que tanto nos apoia e contribuir para o crescimento dos esportes aquáticos no Estado”, afirma.

A FASC promove a natação, as maratonas aquáticas, os saltos ornamentais, o polo-aquático e o nado sincronizado. “Queremos proporcionar aos clubes as condições de participação em nossos campeonatos e torneios neste momento de expectativa pós-olímpica, em que as tradicionais fontes de recursos esportivos estão escassos”, finaliza Carlão.

No Calendário de 2017 estão previstas seis competições da FASC no Complexo Aquático da Unisul. Também estão previstos eventos acadêmicos e promocionais articulados entre a coordenação do curso de Educação Física, Complexo Aquático e FASC.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança