• Cáritas de Criciúma realiza Bazar Solidário

Cáritas de Criciúma realiza Bazar Solidário

03 Abr, 2018 11:04:19 - Variedades

Criciúma (SC)

De 05 a 07 de abril, a Cáritas Diocesana de Criciúma promove o Bazar Solidário. A iniciativa, realizada pela primeira vez pelo organismo da Igreja na Diocese de Criciúma, contará com a venda de roupas provenientes da Alemanha, no Salão da Catedral São José, das 08h30min às 19h30min, sem fechar ao meio dia. “Temos acessórios, desde boinas, lenços, cachecóis, bermudas, blazers, calças, camisas, casacos, pijamas, roupas infantis, roupas de cama e banho. Os preços variam de 3 a 65 reais, que é o valor do sobretudo, pesado e comprido. Recebemos 25 fardos e há uma média de 500 peças cada um, separados por roupas de inverno e de verão”, relata a secretária executiva da Cáritas, Devaneide De Brida.

Conforme Devaneide, a iniciativa ocorre, nestes dias, também nas dioceses de Tubarão e de Caçador, e deve ser realizada por toda a rede Cáritas nas dioceses do Estado. “Visando preservar o meio ambiente, muitas pessoas mudaram de hábito e passaram a garimpar roupas nos bazares, como uma forma de economia ou até mesmo para lançar moda através de uma opção política por um viés sustentável. A ideia é a reutilização de peças, em vez de adquirir roupas novas. O Bazar articula-se através de dois movimentos: o primeiro é o de garantir o cuidado com um mundo sustentável, evitando o consumismo desenfreado. O segundo é o de reverter os recursos arrecadados em investimento aos projetos sociais acompanhados pela instituição”, ressalta a secretária.

As roupas são doadas por uma organização que faz parte da Diocese de Rottenburg-Stuttgart, na Alemanha. Uma das finalidades desta organização é a de recolher roupas em boas condições e enviar para mais de 40 países em todo o mundo, principalmente para a América Latina e a África, a fim de ajudar as pessoas que necessitam. As roupas da Alemanha chegaram até aqui através de um projeto da Cáritas Brasileira - Regional Santa Catarina, com a finalidade de beneficiar toda a Rede Cáritas no Estado de Santa Catarina.

Segundo Devaneide, há roupas novas e usadas. A atividade visa beneficiar as ações desenvolvidas pela Cáritas no trabalho com catadores, imigrantes, projetos de economia solidária e no acompanhamento prestado às entidades membro. “É uma alternativa para algumas entidades. Estamos fazendo a experiência de elas participarem conosco e depois realizarem bazares nas suas paróquias também”, revela.

O que é e o que faz a Cáritas Diocesana?

A Cáritas Diocesana de Criciúma, fundada em 03 de setembro de 2003, é uma associação civil de direito privado, de duração indeterminada, de caráter beneficente e filantrópico, sem fins econômicos. Como organização - entidade da Igreja Católica, tem como finalidades:

- Promover e articular ações de assistência social, de defesa e de promoção da solidariedade a famílias e pessoas empobrecidas, em especial crianças, adolescentes, mulheres, idosos, populações de rua, catadores de materiais recicláveis, imigrantes e refugiados, e outros que se encontrem em situações de risco social.
- Atuar na prevenção e no socorro imediato e na reabilitação de vítimas, grupos sociais e comunidades em situações de emergências natural e social.
- Realizar ações solidárias de geração trabalho e renda, Economia Popular Solidária e de preservação do meio ambiente.
- Promoção humana e defesa dos direitos sociais de pessoas, grupos e comunidades econômica e culturalmente empobrecidas, através do fortalecimento e controle social de Políticas Públicas.

A Cáritas Diocesana de Criciúma conta com uma rede formada pelas 24 entidades filiadas, grupos apoiados, agentes voluntários e assessores externos. 

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança