• Capoeira como instrumento de formação pedagógica

Capoeira como instrumento de formação pedagógica

28 Mar, 2019 16:29:07 - Geral

Criciúma (SC)

Foi através de um projeto dentro do Movimento Escoteiro que a capoeira do professor e mestre no 2º grau, Jackson Tomelin, vem se destacando há 25 anos. Esse esporte diferenciado está desde 2018 na Satc, atendendo crianças e adolescentes dos ensinos infantil e fundamental, a partir dos três anos de idade. As aulas acontecem na instituição e são abertas ao público. O investimento é de R$ 55,00 mensais.

“Utilizamos a capoeira como ferramenta pedagógica para dar retorno às escolas, ao comportamento em sala de aula, em casa. Somos muito requisitados por aqueles alunos que têm algum problema disciplinar, são agitados, ou muitas vezes introvertidos, temos todo esse processo com a capoeira”, ressalta Tomelin.

A capoeira como atividade esportiva trabalha a lateralidade, coordenação motora e o foco, além disso se torna lúdica, por trazer consigo a musicalidade e toda sonoridade que envolve a criança. O objetivo físico deste exercício é a flexibilidade, velocidade, força muscular, a aprendizagem cultural e histórica da capoeira no Brasil também ganha destaque, além disso, os alunos aprendem o teatro, a expressão corporal, música, e a construção de instrumentos.

Mundo lúdico da capoeira

O mundo dos super-heróis ganha o coração das crianças. Isso é aproveitado para trazer esses personagens para dentro do esporte. “Na minha escola tem uma brincadeira de super-heróis da arte da capoeira”, esse é refrão da música que o professor Jackson usa com as turmas infantis. “Associam a capoeira a atividade de um super-herói do bem, onde trazemos a relação de fazer o bem ao próximo”, acrescenta o professor.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal