• Capacitação sobre o trabalho infantil é realizada em Içara

Capacitação sobre o trabalho infantil é realizada em Içara

14 Nov, 2017 14:38:07 - Geral

Içara (SC)

O trabalho infantil ainda é uma realidade para algumas crianças que são impedidas de vivenciar plenamente sua infância e de desenvolver aptidões inerentes a sua idade. Pensando nisso, a equipe do programa Ações Estratégicas para a Erradicação do Trabalho Infantil, o AEPETI, vem desenvolvendo uma série de estratégias para a reversão deste quadro.

Com o objetivo de capacitar os profissionais da rede de atendimento e proteção a crianças e adolescentes sobre os procedimentos técnicos para identificação, notificação e fluxos de encaminhamento do trabalho infantil.  Aconteceu nesta terça-feira, dia 14, uma palestra com o Drº André Viana Custódio, que apresentou as Agentes Comunitárias de Saúde, diretores escolares e equipe dos serviços da secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, os fluxos básicos de notificação e encaminhamento de crianças, adolescentes e famílias em situação de trabalho infantil.

“Visitei alguns municípios que destacaram a falta de capacitação dos agentes públicos referente a erradicação ao trabalho infantil. Içara se destacou quando reuniu a rede multissetorial para um dia de capacitação e debates. Tenho certeza que os presentes darão respostas, demonstrando o compromisso que a rede de atendimento tem com esta política”, coloca o palestrante.

Para a coordenadora do programa AEPETI, Rita de Cassia Jaques é importante destacar a atuação do programa, integrante do Sistema Único de Assistência Social –SUAS, como um fator que influenciou na redução do trabalho infantil por meio de esforços Inter setoriais. "Pretendemos com esta capacitação informar a respeito da identificação e do atendimento dos casos de trabalho infantil”.

“Reunimos os profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social, pois acreditamos que são as três áreas que tem contato direto com as crianças e adolescentes. Trabalhar a erradicação do trabalho infantil é garantir que o cidadão tenha pleno acesso à educação, arte e esporte”, destaca a secretária de Assistência Social, Jaqueline dos Santos. 

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTOS/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal