• Capacitação do DET gera ação social em São Miguel do Oeste

Capacitação do DET gera ação social em São Miguel do Oeste

17 Nov, 2016 16:38:42 - Geral

Chapecó (SC)

Encerrou na última semana, em São Miguel do Oeste, a sequência de três capacitações do curso Administração de Pequenos Negócios. A iniciativa, desenvolvida pelo SEBRAE/SC por meio do Programa de Desenvolvimento Econômico (DET), contou com a participação de mais de 80 empreendedores. A mobilização foi possível com o apoio da Acismo, CDL, Extracredi, Senac e Unoesc. 

A supervisora de crédito da Extracredi, Márcia Daniel Tonet, destaca que a agência de crédito tem parceria de longa data com o Sebrae/SC. “O curso foi importante porque proporcionou conhecimento avançado aos pequenos empresários. “Muitas vezes, eles têm dificuldade em administrar, pois iniciaram a empresa tendo apenas o conhecimento técnico do setor e, com o curso, eles conseguiram aprimorar suas habilidades, o que possibilita melhorar a gestão”.

Marcia realça, ainda, que também foi possível esclarecer aspectos relacionados à área de crédito. “Em nosso segmento, algumas vezes, os empreendedores encaram o crédito como dívida e não como investimento, sendo que com um empréstimo e orientações sobre a aplicação adequada, poderiam investir e crescer. Para nós, foi muito importante a parceria porque possibilita capacitar o empresário, que melhora a gestão, investe nos negócios, e devolve o recurso para ser reemprestado”.

Destaca-se a participação da extensionista social da Epagri Leonilda Villani, responsável pelo Programa de Gestão de Negócio e Mercados (GNM) que visa orientar e capacitar os produtores rurais. “Trabalhamos com vários agricultores que atuam nos três setores da economia, ou seja, produção da matéria-prima, industrialização e comercialização. Participei do curso, justamente para orientá-los na gestão dos negócios. Foi muito válido, abrangente e trouxe informações essenciais para transmitir a esse público”, avalia. 

DOAÇÃO 

Durante as aulas, os participantes foram convidados a contribuir, de forma espontânea, com a Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de SMO (ACOMAR), também atendida por consultoria gerencial e ambiental pelo Projeto DET. As contribuições geraram a arrecadação de 60 litros de leite, 25 garrafas de óleo de cozinha e mais de 100 kg de arroz, feijão e farinha. “Surpresa agradável foi a doação também de um computador com mesa e cadeira e seis meses de serviço de internet para a Associação”, enfatiza o analista técnico do Sebrae/SC, Arildo Jacóbus.

A vice-presidente da ACOMAR, Justina Pereira da Luz, enfatiza que os alimentos vieram em boa hora. “As famílias ficaram felizes, pois ainda não haviam recebido o pagamento. Não imaginávamos que as entidades nos valorizassem tanto. O computador e a internet também serão importantes para a gestão da associação”.
Voluntário da ACOMAR há cerca de cinco anos, Gilberto Luiz Fiorini, sente-se orgulhoso em contribuir com a associação. “O público beneficiado é formado por pessoas de alta vulnerabilidade social e, incentivos como estes são essenciais para a continuidade da coleta e seleção de material reciclável, um trabalho importante que favorece toda a população. As famílias que fazem parte da ACOMAR reconhecem a importância da doação e demonstram profunda gratidão pelo auxílio que receberam”. 
DET
O Projeto de Desenvolvimento Territorial (DET) visa dinamizar a economia regional por meio do atendimento aos pequenos negócios com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento econômico e a transformação da realidade local. Destinado aos empreendedores individuais, empresas de pequeno porte, microempresas, potenciais empreendedores, potenciais empresários e produtores rurais, a iniciativa é desenvolvida em vários municípios do extremo oeste com a parceria dos Poderes Públicos Municipais e de entidades empresariais.
O coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC Udo Martin Trennepohl destaca que o foco estratégico é ampliar o atendimento com excelência aos pequenos negócios por meio da assistência técnica focada em gestão, inovação, acesso a novos mercados e serviços financeiros. "Também queremos criar um ambiente favorável aos pequenos negócios e dinamizar as empresas locais gerando fortalecimento da economia e o aumento da competitividade do território”. 


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE