• Campeonato Brasileiro Juvenil de Xadrez consagra campeões nacionais

    Após quatro dias de competição, modalidade conhece os primeiros colocados sub 20 do Brasil.

Campeonato Brasileiro Juvenil de Xadrez consagra campeões nacionais

27 Jun, 2016 00:00:00 - Esporte

Içara (SC)


Encerrou na noite deste domingo, 26, o primeiro evento nacional de xadrez sediado em Içara. O Campeonato Brasileiro Juvenil reuniu atletas de todo o país na cidade, entre os dias 23 e 26 de junho, e consagrou os primeiros lugares sub 20 da modalidade depois de boas partidas, na sede do Departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI).

 

No feminino, a grande campeão foi a atleta de São Paulo, representante de Itajaí, Larissa Barbosa. Logo em seguida, empatada com a vencedora mas em segundo no critério desempate, ficou a içarense Kathiê Goulart Librelato. O bronze da disputa ficou com Julia Alboredo, de São Paulo, também representante de Itajaí.


Já no masculino Vitor Carneiro, Paulista que representou Jaraguá do Sul, conquistou o tetracampeonato sub 20, enquanto o segundo e terceiro lugar do pódio ficaram com os participantes de Florianópolis, Davi Gonçalves e Christopher de Carvalho respectivamente.

 

O professor do projeto Xadrez que Educa e um dos organizadores, Claudionor Pirola, analisou a importância de sediar um evento como o Brasileiro. “Foram diversas partes do país aqui representadas, em disputas de altíssimo nível. Podemos dizer que foi uma grande competição e isso só foi possível graças ao apoio de toda cidade que não mediu esforços para que isso ocorresse”, destacou.

 

O prefeito Murialdo Canto Gastaldon comemorou a realização de um campeonato de um porte nacional no município, que hoje é referência no xadrez. “Foram dias de grande orgulho para nós, afinal, tivemos pessoas de todas as partes do país em Içara para promover a prática da modalidade e conhecer os campeões nacionais. Desta forma, os olhares estiveram voltados para cá, onde estavam os grandes nomes deste esporte”, ressaltou.

  

O superintendente da FME, Martinho Mrotskoski Neto frisou a bagagem que Içara recebeu com o Brasileiro. “Temos grandes nomes daqui que hoje são destaque no esporte e com isso foi possível que eles realizassem uma troca de experiências, fortalecendo ainda mais o projeto da Fundação Municipal de Esportes (FME) e consequentemente a equipe que representa a cidade em âmbito nacional”, enalteceu.


Atletas destaques premiados

 

Além do resultado principal que coroou os campeões brasileiros, foram premiados na final do evento os destaques gerais de cada categoria integrante da disputa.  “Nossa ideia é valorizar cada faixa etária participante, apesar do campeonato ser sub 20. Tivemos grandes nomes no pódio, inclusive Içara esteve em quase todos, o que nos orgulha muito”, pontuou Pirola.


Pelo feminino sub 12 Gabriela Feller (Blumeau) foi a vencedora; no sub 14 Fernanda Balbys (Florianópolis) foi o destaque; nas disputas sub 16 Ana Julia Goulart Librelato (Içara) levou a melhor; e no sub 18 Kathiê Goulart Librelato (Içara) conquistou a medalha da categoria.


No sub 12 os premiados seguiram com Kauan Ferreira (Içara) no sub 12; Adriel Fernandes (Içara) pelo sub 14; Daniel Gonçalves (Florianópolis) no sub 16; e Leonardo Borges (Florianópolis) nas disputas sub 18.

 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal