• Campeonato Brasileiro de Xadrez movimenta Içara

    O município sedia seu primeiro evento da modalidade de nível nacional.

Campeonato Brasileiro de Xadrez movimenta Içara

24 Jun, 2016 00:00:00 - Esporte

Içara (SC)

 

A cidade de Içara está respirando xadrez e recebe atletas de todo o país para o Campeonato Brasileiro Juvenil da modalidade, que acontece entre os dias 23 e 26 de junho. Os confrontos estão sendo realizados na sede do Departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI), na Praça da Juventude Fernando Pacheco.


A competição irá coroar os novos campeões brasileiros juvenis, dentre os sete estados participantes, que representarão o país no campeonato mundial e Pan-Americano 2017. Além disto, haverá a premiação dos destaques das partidas. “Temos aqui enxadristas de perto e de longe, na busca pelo título 2016. Desde a abertura contamos com um público excelente e tudo está ocorrendo da melhor forma possível”, comemorou o professor Claudionor Pirola.

 

A atual campeã sub 20, a paulista Julia Alboredo, destacou a expectativa para a decisão dos vencedores. “Estamos reunidos em muitos atletas, em busca do mesmo ideal. Será uma grande disputa na luta pelo pódio” Ainda segundo ela, a içarense Kathiê Goulart Librelato, é sua principal adversária nos tabuleiros, ela que ganhou em 2014.

 

O enxadrista Evernandes Pereira, veio de Brasília em busca de fazer boas partidas e destacou como está sendo a adaptação com Içara. “Aqui é um local muito acolhedor. Tudo isso é uma nova experiência, de vir para uma cidade totalmente diferente para enfrentar disputas de alto nível. No meu caso, além da expectativa para bons resultados estou ainda me adaptando com o frio, mas nada que possa prejudicar o sucesso do Brasileiro”, colocou.

 

Os anfitriões também estão felizes com a realização das disputas em casa. “Este é um torneio de extrema importância para nós que somos daqui, afinal, estamos perto dos amigos e familiares que nos apoiam durante os dias. Além de nos trazer uma bagagem técnica, o evento volta os olhares de todo o país para cá”, analisou o participante do projeto Xadrez que Educa, Tiago Rosa Melo.

 

Ao longo da semana toda cidade esteve mobilizada para o evento. “Estamos há alguns meses nos preparando para a realização da disputa, desde os primeiros detalhes até a abertura e todo o decorrer, mas nesta semana em especial intensificamos o trabalho, estando em diversos lugares para divulgar e fazer com que os munícipes também estivessem com as atenções voltadas para o xadrez”, finalizou o superintende da FME, Martinho Mrotskoski Neto.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança