• Campanhas de vacinação começam na próxima segunda-feira em Içara

    Unidades estarão preparadas para vacinação contra Poliomielite e Multivacinação para atualização de caderneta de vacinação

Campanhas de vacinação começam na próxima segunda-feira em Içara

02 Out, 2020 14:53:47 - Saúde

Içara (SC)

Começa na próxima semana em Içara e em todo o Brasil duas importantes campanhas de vacinação: A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. As ações vão acontecer de 5 a 30 de outubro, com o dia D de vacinação no sábado, dia 17.

A Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil será  para crianças de 1 ano a menores de 5 anos (até 4 anos 11 meses e 29 dias). Todas as crianças nesta faixa etária deverão ser vacinadas, mesmo que estejam com a vacina em dia. A meta é vacinar 95% do público alvo.

A paralisia infantil foi erradicada do Brasil na década de 90, mas alguns países do mundo ainda apresentam casos da doença. As baixas coberturas vacinais podem favorecer a volta da doença ao país.

Multivacinação

Já a Campanha de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente serve para população não vacinada ou com vacinação incompleta de menores de 15 anos de idade (até 14 anos 11 meses e 29 dias), de acordo com o Calendário vacinal. Não há uma vacina específica, é o momento para colocar em dia as vacinas em atraso.

O objetivo desta campanha é oportunizar o acesso às vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunização para as crianças e adolescentes que não estejam com as vacinas em dia, diminuindo a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuindo para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças. A novidade para 2020 é a inclusão da vacina contra meningite meningocócica ACWY para adolescentes de 11 e 12 anos. Além dela, outras vacinas importantes para os adolescentes estarão disponíveis, como vacina contra o HPV, sarampo, febre amarela e tétano.

Vacinação em Içara

Com relação à Campanha contra Paralisia infantil, todas as ESF estarão vacinando. As demais vacinas serão feitas somente nas Unidades de Saúde com sala de vacina. No dia D, 17 de outubro, todas as ESF estarão abertas das 8:00 às 17:00 horas para vacinação contra paralisia infantil e as Unidades com sala de vacina com todas as vacinas de rotina para o público de 0 a menores de 15 anos.

Mesmo com a ocorrência da pandemia de covid-19, o Ministério da Saúde orienta a importância de manter as vacinas em dia, evitando que outras doenças que podem ser evitadas com a vacinação voltem a ocorrer ou aumentem a incidência. Todas as Unidades de Saúde estão adotando os protocolos sanitários, tornando a vacinação mais segura. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal