• Edição de 2016 tratará, além do câncer de próstata, o câncer genital, o tabagismo, o etilismo, entre outras doenças

Campanha Novembro Azul inicia no município de Criciúma

07 Nov, 2016 14:35:36 - Saúde

Criciúma (SC)

Os cuidados com a saúde devem sempre ser tratados como prioridade, porém muitas pessoas, principalmente a população masculina, não toma as devidas atenções. Pensando nesse público, a Prefeitura de Criciúma, via Secretaria Municipal de Saúde, realiza a campanha Novembro Azul, que irá tratar a prevenção e a promoção da saúde integral do homem. Ações neste ano visam também, além do câncer de próstata, alertar e identificar outros tipos de doenças.

“O Novembro Azul sempre foi vinculado ao câncer de próstata, até por ser o segundo mais comum entre os homens brasileiros, porém, o Ministério da Saúde está percebendo que outras patologias também estão acometendo bastante esse gênero. Por isso, neste ano, o olhar está sendo voltado similarmente ao câncer genital, testículo e pênis, e a questões como tabagismo, que causa sérios problemas de saúde, assim como o etilismo”, explica a enfermeira da Gerência de Atenção Básica e uma das coordenadoras do programa, Graziela Nuernberg.

“Em Criciúma aumentou em 55% o número de casos de sífilis, por isso, faremos nas Unidades de Saúde testes rápidos para identificar, também, hepatites virais e HIV. Este ano, o atendimento odontológico será uma novidade, bem como orientações alimentares”, afirma.

O público alvo da campanha são homens de 20 a 59 anos, porém as ações também são para as pessoas fora dessa faixa etária. “O Novembro Azul visa orientar o homem sobre a questão do autoexame, para ele se conhecer e estar, possivelmente, identificando alguma lesão. No cronograma, terá palestras de orientações aos médicos e enfermeiros sobre as principais patologias que acometem o homem, além de atendimento nas Unidades de Saúde de todo o município aos moradores da cidade”, comenta.

O Dia D da campanha será no dia 24, quando as Unidades de Saúde ficarão abertas até as 20h30min com o intuito de atender especialmente os homens, ofertando orientações e testes específicos. No dia 25 será realizado o Saúde na Estrada para orientação aos caminhoneiros. Profissionais das unidades e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) farão testes rápidos e exames de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) e cânceres. “Será tratada também a questão do preconceito, que é muito presente em relação ao homem, principalmente quando se trata do toque retal, que é realizado para identificar o câncer de próstata, e que muitos preferem não procurar, com medo de achar algo”, finaliza. A previsão do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) é de que 61.200 novos casos deste tipo de câncer sejam registrados no Brasil em 2016.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança