• Campanha estimula prevenção à DSTs e uso de drogas

Campanha estimula prevenção à DSTs e uso de drogas

09 Fev, 2018 15:45:21 - Segurança

Içara (SC)

No carnaval, as campanhas de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são intensificadas. Este ano, o Programa HIV/DST/AIDS de Içara focou nas empresas do Município. Junto com a Subsecretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas, a equipe distribuiu materiais de prevenção em diversas empresas da cidade. 

“Nesta sexta-feira, nossa equipe realizou testes rápidos, e distribuiu materiais de prevenção e informativos no Fort Atacadista, mas diversas empresas nos procuraram na ânsia de distribuir o material de prevenção aos funcionários”,  informou a coordenadora do Programa, Samira Abdenur.

Para a funcionária do setor de Prevenção e Percas da filial do Fort Atacadista, Ana Maria Rodrigues da Rocha, ações desta natureza facilitam o acesso aos meios de prevenção. “Muitas pessoas não tem coragem de realizar os testes na Unidade de Saúde do seu bairro por conhecerem a equipe da Unidade. Ofertando esses testes na empresa nos sentimos mais a vontade para realizar os exames”, coloca.

O Centro de Distribuição da Rede de Supermercados Bistek foi uma das empresas que procurou o Programa para distribuir o material aos funcionários. “Prezamos pela saúde dos nossos colaboradores, pensando nisso realizamos a entrega no dia de hoje que antecede o demais dias do feriadão”, destaca o analista de Recursos Humanos Gerre Maciel Junior.

A coordenadora do Programa alerta que no carnaval e em todas as relações sexuais é fundamental o uso de preservativo. Outro alerta é para a diminuição do uso de álcool e outras drogas. “O uso abusivo destas drogas altera o estado de consciência tornando as pessoas mais vulneráveis ao não uso dos meios de prevenção”, frisa.  

“Todas as Unidades de Saúde possuem preservativos e materiais informativos sobre as formas de contagio. Mas caso o cidadão tenha relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento do preservativo), contamos com a Profilaxia Pós-Esposição ao HIV (PEP), que consiste no uso de medicação em até 72 horas após qualquer situação em que exista risco de contato com o HIV”, explica a secretária de Saúde, Lucimara Nunes Ferreira.

Durante o feriado de carnaval o cidadão içarense pode procurar o Hospital São Donato. A PEP é uma medida preventiva de emergência e, por isso, não serve como substituta à camisinha. 

Durante o carnaval também serão entregues materiais em festas e eventos.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança