Campanha do MPSC inspira mostra de curtas-metragens de estudantes de Brasília

20 Set, 2018 14:04:22 - Geral

Chapecó (SC) 

O que você tem a ver com a corrupção?" é tema sugerido do 4º Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília.

A campanha "O que você tem a ver com a corrupção?", do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) atravessou regiões e chegou ao 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que começou na sexta-feira (14/9) e segue até quinta-feira (27/9). A iniciativa catarinense é o tema do 4º Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília, que acontece dentro da programação do Festival de Brasília.

A mostra competitiva estudantil começou em abril, quando alunos do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e do Ensino Médio da rede pública brasiliense inscreveram curtas-metragens autorais, feitos no ambiente escolar, com a supervisão de professores, no Festival de Curtas promovido pela Secretaria de Educação do Distrito Federal.

As produções tinham que ser em formato digital e ter, no máximo, cinco minutos. Assim como nos anos anteriores, as produções tinham um direcionamento para uma temática que estimule o debate em sala de aula; e esse ano foi "O que você tem a ver com a corrupção?".

As 15 melhores produções foram levadas para o Festival e exibidos na segunda-feira (17/9) e terça-feira (18/9), respectivamente, no Cine Brasília, uma das salas de exibição de filmes mais importantes da capital federal.

As produções selecionadas de cada modalidade concorrem a nove categorias: melhor filme, melhor roteiro, melhor direção, melhor fotografia, melhor montagem, melhor ator, melhor atriz, melhor abordagem do tema e melhor filme escolhido pelo júri popular. Você pode conferir a lista completa de trabalhos finalistas neste link. Os vencedores serão conhecidos no próximo domingo (23/9), durante a noite de premiações do 51º Festival.

A campanha "O que você tem a ver com a corrupção?"

A Campanha do MPSC iniciou em 2004 em Chapecó. Idealizada pelo Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto o objetivo era impactar as crianças e adolescentes, mas acabou sensibilizando também diversos públicos e faixas etárias.

Em âmbito nacional, o projeto foi conduzido pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP). Devido ao sucesso da campanha, em 2008, o MPSC recebeu o Prêmio UNODC 2008, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes - Brasil e Cone Sul na categoria Mobilização Social, por agregar como parceiros órgãos e empresas de todo o Brasil em torno da causa social.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA MPSC

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal