• Campanha do bem promove a valorização da vida

Campanha do bem promove a valorização da vida

19 Mai, 2017 17:24:01 - Geral

Florianópolis (SC)


Já pensou quem estranho alguém te cumprimentar na rua e pedir um abraço? Ou quem sabe você receber um elogio sem algum motivo especial? Nos dias de hoje, atitudes assim geram desconfiança. No entanto, essas tarefas são parte de uma campanha do bem chamada “Baleia da Gratidão”.

 

Com o intuito de reaver os valores de amor e união dentro dos lares brasileiros e entre as pessoas, a psicóloga e palestrante catarinense, Marcia Luz, criou uma jornada de 50 dias para que alguns valores sejam resgatados em meio a correria diária.

 

A ideia surgiu após a profissional acompanhar disseminação do jogo “Baleia Azul”, que se propagou nas redes sociais com o intuito de incentivar o suicídio entre jovens. Essa “brincadeira” virtual possui algumas instruções bizarras, como: assistir vários filmes de terror, mutilar braços e pernas, arranjar brigas, cortar os lábios, evitar conversar por muitas horas, até chegar a última “prova” que é tirar a própria vida.

 

Nesse contexto, Marcia passou a refletir a respeito de alguns dados. Umapesquisa, realizada pela BBC Brasil, aponta que entre 1980 e 2014, a taxa de jovens que tiram a própria vida, entre 15 a 29 anos, aumentou mais de 27% no país. Grande parte dos casos de suicídio nessa idade estão relacionados a uma doença: a depressão.

 

Segundo a psicóloga, “é muito mais fácil aceitarmos e entendermos que um jovem venha ser vítima de fatalidade ou de doenças. Mas, dificilmente compreendemos que eles sofram por uma tristeza profunda, ou ainda, o motivo pelo qual escolham tirar a própria vida”.

 

Ainda para Marcia, “por si só, a depressão é motivo de preconceito para muitos, infelizmente. Pessoas que sofrem com esse problema geralmente são taxadas de fracas, ou que estão apenas querendo chamar a atenção. O principal problema nesse julgamento é que torna-se mais difícil para que as vítimas da doença falem a respeito e procurem ajuda”.

 

A importância do dialogar com os adolescentes e jovens

 

Como mãe de três filhos, com idades entre 13 e 26 anos, Marcia Luz  diz que o diálogo é sempre o melhor caminho para resolver os problemas. Apesar da agenda apertada, busca sempre estar de olho no comportamento das filhas mais novas, Juliana e Natália, e do filho mais velho, Guilherme.

 

“Temos que ficar atentos aos sinais de tristeza ou atitudes estranhas de nossas crianças. Muitas vezes, por vergonha e medo, eles preferem se calar. Principalmente se vivem em um ambiente hostil, onde sempre são criticados, recriminados e não possuem espaço para discutir temas importantes. É preciso criar um ambiente harmonioso, onde todos possam expressar suas emoções.”, afirma.

 

Para a profissional é necessário que os jovens convivam em um ambiente onde suas vozes são ouvidas, e completa: “Quanto menos é dado essa abertura, mais os filhos tendem a correr para o mundo lá fora, que os espera com drogas, bebidas e influências que são vistas como fugas para solidão e angustia que sentem”.

 

O jogo – Baleia da Gratidão

 

Com a ajuda das filhas Juliana, 13, e Natália, 17, Marcia Luz montou um roteiro com 50 atividades que devem ser realizadas entre pais, filhos e amigos.

 

Os desafios foram disponibilizados através de um e-book no link:http://jornada.marcialuz.com/.

 

Após acessar o conteúdo, os participantes devem cumprir as tarefas diariamente no período de 50 dias e registrar através de vídeos ou fotos. Depois, é só postar nas redes sociais com a hashtag #baleiadagratidão.

 

Para provar que está cumprindo os desafios, a profissional gravou vídeos explicando cada tarefa diariamente e mostrando que também fez a sua parte. O material é postado diariamente no site: marcialuz.com

 

Dentro das atividades propostas estão: visitar um lar de idosos, doar agasalhos, doar ração para um abrigo de animais, dar um abraço em cinco pessoas diferentes, dentre tantas atividades simples, mas que colocadas em prática, podem mudar o dia de alguém.

 

Outras Campanhas do bem

 

Após o “Baleia Azul” torna-se um viral nas redes sociais e estampar capas dos noticiários, algumas campanhas surgiram para combater esse jogo. Como por exemplo o movimento “Baleia Rosa”, que é um site desenvolvido por dois publicitários e uma psicóloga. Na página do movimento, a ideia é promover em uma linguagem de propaganda, algumas atividades voltadas para adolescentes.

 

Também foi criada a campanha Coelho Branco, desenvolvida por alunos do ensino médio da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), em São Paulo. Por lá, os estudantes prepararam 15 tarefas com a supervisão de uma professora. Um dos objetivos do projeto é alertar os pais a respeito dos comportamentos relacionados com a depressão e suicídio, além de criar um ambiente bacana para que os jovens possam debater sobre diversos temas do universo deles.

 

Vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=11MWMq9cS28&t=9s

https://www.youtube.com/watch?v=czjb35EeIck&t=32s


TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE