• Campanha de vacinação contra gripe inicia segunda-feira em Maracajá

Campanha de vacinação contra gripe inicia segunda-feira em Maracajá

13 Abr, 2017 13:49:23 - Saúde

Maracajá (SC)

a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza inicia na próxima segunda-feira (17), em Maracajá, se estendendo até 19 de maio. Um plantão especial está marcado para o dia 12 de maio, feriado municipal, dia das comemorações de 50 anos de emancipação do município e 13 de maio será o dia de mobilização nacional, o chamado “Dia D”.

Segundo o diretor municipal de Saúde, Diogo Copetti, a vacina estará disponível de segunda a sexta-feira, no Cemasas.  “De 17 a 21 de abril, a próxima semana, portanto, a vacina estará disponível apenas para os indivíduos com 60 anos de idade, ou mais, e para os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Para os demais públicos, a campanha se iniciará no dia 24 de abril”, explica Copetti.

Serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos de idade, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Também foram incluídos para a vacinação, neste ano, os professores das escolas públicas e privadas.

Mais sobre a Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recémcontaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete 5 a 10% dos adultos e 20 a 30% das crianças, causando 3 a 5 milhões de casos graves e 250.000 a 500.000 mortes todos os anos, no mundo.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVUGLAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal