Campanha de vacinação contra a influenza em Urussanga

02 Ago, 2018 11:31:29 - Brasil

Urussanga (SC)

A Secretaria de Saúde de Urussanga, por meio da Vigilância Epidemiológica informa sobre os dados da vacinação sobre a Influenza em Urussanga:

* A vacinas são disponibilizadas ao município pela Gerência Regional de Saúde do Estado SOMENTE para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários de vacinação (idosos com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, professores, indígenas e os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis);

* A quantidade de vacina no município vem determinada pela própria Gerência Regional de Saúde de acordo com o número de pessoas que se incluem dentro destes grupos prioritários. É acrescentado também algumas doses que são aplicadas nas pessoas que fazem parte destes grupos, mas que, por algum motivo precisam se vacinar em Urussanga (profissionais de saúde que trabalham no município, professores de outras cidades que trabalham no município, entre outros casos). A Secretaria de Saúde não pode negar a vacinação para as pessoas que estejam dentro destes grupos prioritários (mesmo que elas não sejam do município);

* Para a campanha de vacinação que ocorreu durante 45 dias (sendo prorrogada para que a meta pudesse ser atendida), foram disponibilizadas 6.550 doses para os grupos de risco. Foram feitas durante toda a campanha 6.002 doses. Das 548 doses que sobraram, 100 foram guardadas para aplicação da segunda dose nas crianças (a vacinação para elas é dividida em duas etapas). As demais 448 doses foram solicitadas que as agentes de saúde do município avisassem aos moradores que elas estariam disponíveis até que o estoque fosse terminado.

* A Secretaria de Saúde de Urussanga solicitou novas doses para a Gerência Regional com o objetivo de imunizar a população, porém isso não foi possível. Não há distribuição de vacinas para quem não faça parte dos grupos de risco.

* De acordo com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), o município precisaria atingir a meta de 95% de vacinação para os grupos prioritários. Este número chegou a 93% em Urussanga, sendo que somente as crianças não atingiram o percentual de 95% de vacinação. Segue os dados atualizados da vacinação em Urussanga:

Puérperas: vacinadas 95,65% do grupo prioritário;
Professores (ensino básico e superior): vacinados 119,46% do grupo prioritário;
Idosos: vacinados 96,73% do grupo prioritário;
Trabalhadores da saúde: vacinados 116,88% do grupo prioritário;
Crianças: vacinados 71,29% do grupo prioritário;
Média dos grupos: vacinados 93,37% dos grupos prioritários.

SOBRE OS CASOS DE GRIPE NO MUNICÍPIO:

* De acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE) que emite semanalmente um boletim sobre a Influenza e onde estão cadastrados todos os dados referente à gripe, Urussanga teve 11 casos suspeitos de gripe, sendo que destes, seis foram confirmados (cinco de Influenza A – H1N1 e um caso de Influenza A H3N2);

* Dos casos confirmados, somente um deles não estava no grupo prioritário e somente um deles fez a vacina. Os outros quatro casos são de pessoas que estariam dentro dos grupos prioritários de vacinação e não realizam a vacinação durante a campanha.

*  Os interessados podem acompanhar o boletim atualizado semanalmente pela DIVE no site: http://www.dive.sc.gov.br/

* A Secretaria de Saúde de Urussanga orienta que todos mantenham os hábitos necessários para evitar a proliferação do vírus como:

- lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão;
- o uso do álcool gel para higienizar as mãos também é recomendado;
- evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com qualquer superfície;
- não compartilhar objetos de uso pessoal, incluindo alimentos, copos e toalhas;
- cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

Outras orientações são: evitar o uso de ar-condicionado, manter os ambientes arejados, com portas e janelas abertas, inclusive para reuniões. Pessoas com qualquer tipo de gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas. Em caso de suspeita e dos sintomas da gripe, deve ser procurado a unidade de saúde mais próxima.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE