• Campanha de Vacinação contra a gripe é prorrogada até 30 de junho em SC

Campanha de Vacinação contra a gripe é prorrogada até 30 de junho em SC

01 Jun, 2020 11:17:19 - Saúde

Florianópolis (SC)

O Ministério da Saúde (MS) decidiu prorrogar, até o fim do mês de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A medida foi tomada para que os estados atinjam a meta de imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários.

A cobertura vacinal em Santa Catarina está em 65,10% de um público-alvo total de 2.674.128 pessoas. A meta de 90% foi alcançada no grupo dos idosos (123%) e dos trabalhadores da saúde (102%). Nos demais, ainda está abaixo do esperado. O grupo com o menor índice de cobertura vacinal é o das pessoas com deficiência, com apenas 1,99%. Elas foram incluídas na campanha deste ano, assim como os caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo, trabalhadores portuários e adultos com idade entre 55 e 59 anos.

De acordo com a gerente de imunização da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, Lia Quaresma Coimbra, é importante lembrar que a vacina contra a gripe não imuniza contra o coronavírus, mas facilita o diagnóstico da Covid-19. “Como os sintomas das duas doenças são bem parecidos, como coriza, febre, tosse, eles podem ser confundidos. Por isso, quando a pessoa apresenta esses sintomas e está imunizada contra a gripe, fica mais fácil fazer esse diagnóstico”, explica a gerente.

A vacina da gripe imuniza contra três subtipos do vírus que são: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B e contribui para que haja redução de casos graves, complicações, internações e, consequentemente, óbitos em decorrência da gripe. A gerente de imunização lembra que a grande maioria dos casos de gripe é leve e acaba se resolvendo de forma espontânea, sem sequelas ou complicações. No entanto, principalmente, nas pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, o quadro pode se agravar.

A vacinação segue para todos os grupos prioritários. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima e levar um documento de identificação original com foto.

Doses recebidas 

Santa Catarina já recebeu um total de 2.506.200 doses da vacina contra a gripe, quantitativo que equivale a 93% do total de doses necessárias para imunizar toda a população dos grupos prioritários. Essas doses foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde (MS) ao estado em 13 remessas ao longo dos meses de março, abril e maio. Todas as doses já foram encaminhadas aos 295 municípios catarinenses. 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE