• Caminhoneiros: cuidado com a postura é essencial para manter-se na atividade

Caminhoneiros: cuidado com a postura é essencial para manter-se na atividade

30 Mai, 2018 17:34:44 - Geral

Chapecó (SC)

Além das reivindicações para um país melhor, a mobilização dos caminhoneiros, chama a atenção para um aspecto importante e que, muitas vezes, passa despercebido: a saúde dos profissionais desta categoria. Com uma rotina intensa nas estradas eles estão expostos a várias situações como alimentação desequilibrada, variações climáticas de uma região para outra, poucas horas de sono ou pouco conforto para dormir, além da postura ao volante e o processo de carga e descarga que provocam dores nas costas e outros problemas ortopédicos em boa parcela destes profissionais.

O médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann destaca que os problemas de coluna estão entre os sintomas mais comuns de saúde entre motoristas profissionais. Ele menciona a pesquisa Perfil do Caminhoneiro, desenvolvida pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), destacando que 16% dos motoristas de caminhão relatam já ter realizado tratamento médico em razão de dores nas costas.

Segundo Reichmann, a má postura, o longo período ao volante, a falta de atividade física e o esforço para carregar e descarregar a carga estão entre os principais vilões dos problemas de coluna. “Portanto, a realização de alongamentos e o cuidado com a postura adequada são essenciais para ajudar na prevenção”.

Entre as orientações, Reichmann recomenda encostar as costas no banco visando evitar lesões nos músculos do pescoço e nas articulações da coluna. “O encosto deve ser ajustado de acordo com a altura do motorista os braços no volante devem permanecer levemente flexionados. Com isso, além de impedir a sobrecarga nas articulações, previne-se as tensões musculares”.

Outra orientação está relacionada à importância das pausas durante a viagem para descansos físicos e mentais, visando obter tranquilidade e manter os reflexos mais apurados. “A coluna é responsável pela sustentação e movimentação do corpo e dá o aporte necessário às demais estruturas, o que justifica a necessidade do cuidado com a postura no dia a dia e no ambiente de trabalho”, destaca alertando que os cuidados com a postura valem para todas as pessoas tanto na rotina profissional quanto nas demais atividades do dia a dia.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE