• Caminhada encerra mês de oração pelas vocações na Diocese de Criciúma

Caminhada encerra mês de oração pelas vocações na Diocese de Criciúma

29 Ago, 2016 11:28:43 - Variedades

Criciúma (SC)

“Um pequeno sacrifício de amor”. Como mesmo caracterizou a religiosa Irmã Teresa das Chagas, durante a Caminhada Vocacional da Diocese de Criciúma, na manhã deste domingo, 28, mais de duas mil pessoas demonstraram sua fé e seu amor pela Igreja, ao caminharem mais de seis quilômetros em oração, desde Rio Maina até o Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza.
 
As vocações foram o motivo da oração dos fiéis que vieram de várias paróquias, com intenções de agradecimento e preces pela messe. Antes da partirem em procissão, animados pelo grupo Mensageiros de Cristo, por Irmã Teresa e padre Antônio Madeira, o bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, saudou o povo. “Deus nos envia à terra para sermos uma presença viva, real Dele no meio deste mundo que precisa de muitos sinais, de muita presença do amor de Deus misericordioso. Me alegro muito com todos vocês que vieram para que este seja um grande sinal para que Deus continue derramando bênçãos, como está fazendo agora. Esta caminhada não é qualquer caminhada. É uma caminhada de fé e de oração”, frisou o bispo, fazendo sua intenção por todos aqueles que estão a serviço de Deus, seja pelas vocações sacerdotais, religiosas, leigas e em família.

Memória aos 15 anos do Seminário

A Caminhada Vocacional, que teve por tema “A Igreja é a casa da misericórdia”, contou com a voz do reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, padre José Aires Pereira, uma vez que o ato rememorou os 15 anos de fundação da casa de formação. “Se a Igreja é a casa da misericórdia, a família é a primeira Igreja e tem o compromisso de rezar, em casa, pelas vocações. Rezemos pela perseverança desses jovens, pelas meninas, nossas irmãs religiosas e religiosos”. Padre Aires também lembrou todos os formadores, benfeitores e seminaristas que passaram pelo seminário.

Silêncio pela paz

Quando o grande grupo começou a subir o morro antes de chegar a Caravaggio, o reitor do Seminário Filosófico de Santa Catarina, padre Antônio Madeira, motivou para que todos fizessem a caminhada num momento de silêncio, oferecendo seus pedidos em favor da paz.

Caminhada é concluída com a missa

Depois de quase duas horas de caminhada, o povo chegou ao Santuário, onde foi celebrada a missa, com início por volta de 11 horas. Em sua homilia, Dom Jacinto se mostrou contente com a manifestação religiosa. “Todos vieram pela fé, uma fé que Deus conhece. E Deus sabe como é preciosa esta fé para a Igreja (...) Deus olha para nossa Diocese com um olhar todo especial. Esse olhar de Deus é impulsionado pelas nossas orações: Deus não resiste a um coração bom, Deus não resiste às orações do seu povo e, mais ainda, se Maria pede para Ele”, disse o epíscopo.

Dom Jacinto recordou os 15 anos do Seminário, celebrados esta semana; a oração perseverante do povo; a presença marcante de jovens crismandos durante a caminhada; as vocações dos fiéis leigos, de modo especial, os catequistas, e além de fazer sua intenção pelas vocações sacerdotais, fez sua prece pelas casas de formação religiosas.

A missa foi concluída com o agradecimento da coordenação diocesana da Pastoral Vocacional, através do casal José Luiz e Rosiléia Machado e a bênção do povo sobre seminaristas, formadores, noviças e religiosas.

A Caminhada Vocacional, neste ano contou com a presença especial do assessor eclesiástico da Pastoral Vocacional na CNBB Regional Sul 4 (Santa Catarina), padre Marlon Malacoski, reitor do Seminário de Teologia da Diocese de Caçador. Conforme o padre, a caminhada é um incentivo a perseverar na oração pelas vocações. “É muito gratificante saber que temos a oportunidade de agradecer a Deus pela nossa vocação, e agora, nesse trabalho que iniciei neste ano, à frente da Pastoral Vocacional no nosso Estado, é um grande ânimo perceber todo esse empenho, toda essa dedicação de tantas pessoas nas paróquias e comunidades que incentivam as vocações. Aqui, nesta caminhada, está o fruto de todo esse trabalho que está sendo desenvolvido. É motivo de muita graça, de muita alegria, principalmente nesse mês vocacional”, declarou o assessor.

ASSESSORIA DE IMPRENSA 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE