• Câmara Içara apresenta prestação de contas

Câmara Içara apresenta prestação de contas

22 Nov, 2017 22:38:23 - Política

Içara (SC)

Com a reforma proposta pela atual direção da Câmara Municipal de Içara, foi possível reduzir R$ 904 mil, em relação ao déficit orçamentário com a nova estrutura de vereadores. Os dados foram apresentados em uma audiência de prestação de contas parcial da gestão 2017, nessa quarta-feira (22/11). No corrente exercício, com incremento no orçamento de apenas 4,45% em relação ao orçamento de 2016, quando havia 11 vereadores, passando para 15 em 2017, o que onerou em aumento de 36% no gasto da folha com vereadores e seus assessores, a Câmara promoveu readequação dos gastos, para fins de adequação ao impacto financeiro orçamentário para o ano de 2017. 
 Com as medidas foram possíveis reduzir em 19% com serviços de terceirização, 14% em despesas operacionais e 29% com material de expediente. 

Algumas ações para redução de despesas foram à adequação dos salários dos assessores diante da nova composição da Câmara (15 vereadores); revisão das gratificações dos servidores efetivos; extinção dos cargos comissionados: coordenador de articulação, três assessores de comissões e chefe de gabinete; implantação de controle da frota; implantação do ponto eletrônico dos servidores comissionados; revisão contratual de aluguel do prédio da Câmara; implantação do controle de almoxarifado e readequação do plano de telefonia móvel. “Foi realizado uma ação de gestão necessária justamente para adequar a receita em relação às despesas, em virtude do aumento de vereadores”; comentou o Presidente da Câmara Alex Ferreira Michels. Ele informou que mesmo com 15 vereadores, pretende gerir os gastos equivalentes a quando eram 11 vereadores. “Temos o compromisso e respeito com os recursos públicos, sempre pautamos com responsabilidade e transparência os trabalhos”. Na prestação de contas também foram apresentados dados referentes ao processo legislativo, apontando até o momento 1130 proposições abrangendo projetos de lei, indicações, requerimentos, pedidos de informações e moções. Ocorreram 59 reuniões com órgãos públicos e/ou representantes das comunidades, quando foram discutidos assuntos pertinentes ao município. 

A tribuna da Casa foi disponibilizada em 30 oportunidades, para as entidades organizadas, instituições e representantes das comunidades. O espaço é concedido para manifestação como apresentação de ações, sugestões ou solicitações de melhorias de interesse público durante as sessões ordinárias. O poder legislativo recebeu a visita de nove escolas, onde os estudantes podem conhecer sobre o papel do vereador na sociedade, e o processo legislativo.
  Realizado nove sessões especiais, para homenagear entidades e pessoas, pelos relevantes serviços prestados ao município. Além da Ouvidoria da Câmara, site e aplicativo móvel, foi criando uma fanpage no Facebook, sendo mais um canal de aproximação do cidadão com o legislativo. “Como um dos pilares de nossa gestão é aproximar as pessoas do legislativo, abrir a tribuna para as pessoas ou estar nas redes sociais, são ações para celebrar essa ideia”; destacou Michels. Em fevereiro de 2018 será realizado a prestação completa das contas. O relatório de gestão e atividades legislativas apresentado está à disposição no link: http://www.camaraicara.sc.gov.br/upload/2017/11/22/prestacao-anual-de-contas-relatorio-2017-previo-5a15cd4340939.pdf.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE