• Câmara faz homenagem para jornalista que faz próteses mamárias

Câmara faz homenagem para jornalista que faz próteses mamárias

25 Out, 2017 10:35:26 - Política

Criciúma (SC)

O Legislativo de Criciúma realizou na Sessão de hoje (24/10) homenagem para a jornalista Tharcila Werlich. A jornalista, com intuito de resgatar a autoestima e proporcionar uma alternativa gratuita e econômica de próteses mamárias externas a mulheres mastectomizadas por conta de câncer de mama, produz voluntariamente próteses de meias finas e alpiste por meio de doações de materiais. A autoria da proposta foi a vereadora Camila Nascimento (PSD) e foi aprovada por unanimidade.

A iniciativa surgiu após Tharcila sentir na pele as dificuldades da pós-mastectomia. Do momento difícil, veio à tona a resiliência para enfrentar o período e ainda auxiliar e encorajar outras mulheres em igual situação.

Tarchila lembra que sua psicóloga comentou sobre as próteses de alpiste depois dela ter retirado uma das mamas. Dessa forma, ela mesma quis fazer as suas próteses externas.

Logo após, passou a produzir em casa e distribuir a entidades e pessoas que têm contato direto com pessoas mastectomizadas. Entre as entidades que recebem as próteses mamárias externas estão a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara, Setor de oncologia do Hospital São José, ainda, pretende ampliar a distribuição à Casa Maria Tereza, Unimed, Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma e a quem possa interessar e tiver contato com pacientes.

A jornalista Tharcila explica que uma perna de meia fina rende quatro mamas, e que as próteses são anatômicas, macias, inodoras e podem durar até um ano e foram carinhosamente apelidadas de mamas de amor, mamas de autoestima ou mamas de alpiste.

A produção não tem fins lucrativos e se mantém integralmente com a doação de materiais e com investimentos próprios.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança