• Câmara fará Sessão Extraordinária nesta quinta-feira

Câmara fará Sessão Extraordinária nesta quinta-feira

27 Jul, 2017 14:12:03 - Política

Criciúma (SC)

O Legislativo de Criciúma realizou na noite de hoje (26/7) Sessão Especial em homenagem às Mulheres Afro-Latino-Americana e Caribenha. A proposta foi do vereador Aldinei Potelecki (PRB), e foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares. Foram homenageadas cinco mulheres: Ana Sônia Domingos, Benta Bitencourt de Assis, Daizi Bernardes Martins, Sonete Terezinha do Canto Antonio, e Sueli dos Passos Simão.

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi marcado nesta terça-feira. No Brasil, é também dia de Tereza de Benguela, líder quilombola que se tornou rainha, resistindo bravamente à escravidão por duas décadas. Recentemente, por meio do mapa da violência, foi constatado que entre 2003 e 2013 subiu em 54,2% o número de assassinatos de mulheres negras, enquanto, no mesmo período, houve diminuição de 9,8% para as mulheres brancas. Especialistas confiam que estes dados mostram que, para que a sociedade brasileira possa alcançar a equidade entre homens e mulheres, é imprescindível considerar o recorte de raça e etnia, pois, há ainda desigualdade entre mulheres brancas e negras devido ao histórico de violência que a população negra sofreu e sofre até os dias de hoje por conta do racismo.

Uma das homenageadas Sonete  Terezinha do Canto Antonio mencionou que “essa homenagem é importante não somente pelas mulheres que estão sendo lembradas hoje, mas por todas que lutam pelo bem coletivo. Quando sentirmos parte da sociedade, não só negros, brancos, e não dizer que a luta é das mulheres negras é das mulheres negras , mas sim da sociedade, quando sentirmos sujeitos da sociedade, lutando pelo bem coletivo, pelo bem comum, estaremos fazendo uma sociedade melhor. Temos que nos unir, nos engajar. Esse prêmio é para todas as pessoas que estão engajadas em lutas sociais”, comentou.


Ana Sônia Domingos também destacou que “são desses momentos que precisamos. São tantas que já partiram e nunca foram lembradas. Hoje é das mulheres negras. Sabemos que muitas já sofreram. Isso nos dá força para continuar”, destacou. Maria Estela Costa da Silva, presidente da ONG de Mulheres Negras Professora Maura Martins Vicência, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Criciúma e vice-presidente do Compirc (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma), parabenizou “todas e mencionou que homenageá-las é o mínimo por tudo o que fizeram a nos ensinaram. São referência de mulheres negras e que estão na luta”.

O vereador Aldinei Potelecki (PRB), autor da homenagem, relatou que “esta Sessão representa o reconhecimento não só da Câmara, mas da cidade, de que o quanto as senhoras contribuíram, contribuem e ainda vão contribuir. Parabéns a todas”. O vereador Zairo Casagrande (PSD) leu uma poesia sobre a consciência negra.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal