• Câmara de Criciúma : Acontecimentos da semana

Câmara de Criciúma : Acontecimentos da semana

19 Set, 2018 13:59:42 - Política

Criciúma (SC) 

Legislativo fará sessão extraordinária nesta quarta-feira

O Legislativo de Criciúma fará Sessão Extraordinária nesta quarta-feira (19/9) para apreciar dois projetos do Executivo:

PROJETO DE LEI PE/Nº 083/18 - Autoriza o município de Criciúma a permutar material com o município de Nova Veneza e dá outras providências

PROJETO DE LEI PE/Nº 098/18 - Autoriza o Chefe do Poder Executivo a doar à Diocese de Criciúma – Paróquia Santo Agostinho – material para a utilização no enchimento de caixas e gabiões do muro de contenção a ser construído pela donatária. Sessão será às 17h.

Associação de Caridade Fanuel recebe Moção de Aplausos

A Associação de Caridade Fanuel (ACAF) foi homenageada na sessão do Legislativo nesta terça-feira (18/09) em proposição do vereador Salésio Lima (PSD) com a aprovação dos vereadores da Casa. A ACAF está completando dez anos de trabalhos sociais prestados às famílias carentes do Município de Criciúma.

A ACAF realiza importante trabalho social e foi declarada de Utilidade Pública Municipal e Estadual. Durante estes dez anos de existência realizou muitas atividades para manter seu trabalho: promovendo eventos solidários para arrecadação de mantimentos, como o “Pedala Santa Luzia” e as tradicionais paelhas da instituição.

Atualmente, na tarefa de mensalmente montar as cestas básicas, a Associação atende todos os meses a 24 famílias cadastradas. 

Tenente-Coronel Evandro Fraga recebe homenagem do Legislativo

O Tenente-Coronel Evandro de Andrade Fraga foi homenageado na sessão desta terça-feira (18/09). O Tenente recebeu Moção de Aplauso proposta pelo Legislativo em homenagem aos serviços prestados ao município de Criciúma no Comando do 9º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina.

O homenageado agradeceu e relembrou os momentos que chegou à cidade até os dias atuais. “Criciúma está dentro do meu coração, e por isso o meu muito obrigado”, disse, destacando que conheceu pessoas brilhantes por aqui.

Desde 1992 no Sul do Estado, o tenente-coronel deixará o comando do 9° Batalhão da Polícia Militar, no próximo dia 28. No início da década de 90, o então Aspirante a oficial Fraga iniciou sua carreira profissional, no 5º Batalhão, em Tubarão. Sendo transferido para Criciúma em 1993. Promovido ao primeiro posto em 27 de maio daquele ano, permaneceu em Criciúma até dezembro de 1999, quando foi transferido para o Centro de operações da Polícia Militar (COPOM de Florianópolis).

Retornou a Criciúma em junho de 2010, na condição de Oficial Superior, com a missão de chefiar a Central Regional de Emergência, onde permaneceu até março de 2011. Em julho do mesmo ano, tornou-se Sub-Comandante e a partir de maio de 2015 foi promovido ao Comando do 9º Batalhão da Polícia Militar.

Vereadores solicitam informações sobre projeto para pavimentação de vias

Na sessão desta terça-feira (18/09) o vereador Juarez de Jesus (PSD) trouxe para discussão um requerimento solicitando ao Executivo se existe projeto para pavimentação da Rua Ivo Zanette, localizada no Bairro Ana Maria. O parlamentar solicitou informações sobre cronograma da obra na íntegra e justificou o pedido alegando que a via é o único acesso do Bairro Ana Maria à Via Rápida, tornando assim, de grande utilidade para os moradores.

Pedido semelhante foi feito pelo vereador Miri Dagostim (PP) que solicitou em requerimento informações sobre estudo ou projeto para pavimentação da Rua Giácomo Thomé, localizada no Bairro Pinheirinho.

Paulo Ferrarezi solicita inclusão de higienizadoras no PMAQ

Na sessão desta terça-feira (18/09) o vereador José Paulo Ferrarezi (MDB) solicitou em requerimento ao Executivo, a inclusão das higienizadoras das Unidades de Saúde do Município de Criciúma no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ). A proposição foi aprovada por unanimidade.

Salésio solicita informações sobre colocação de tachões em via

Em requerimento apresentado na sessão desta terça-feira (18/09), o vereador Salésio Lima (PSD) solicitou ao Executivo, informações sobre a programação para colocação de tachões na Avenida Monte Negro, cruzamento com a Avenida Universitária, Bairro Santa Luzia. A sinalização adequada informaria a passagem de um único veículo na via de rolagem, indicando mão única na entrada.






Vereadores solicitam suspensão de Proposta de Emenda da Alesc

Os vereadores apresentaram na sessão desta terça-feira (18/09), requerimento solicitando ao Governador do Estado de Santa Catarina, para que informe a esta Casa Legislativa as razões para o descumprimento do disposto no artigo 170, parágrafo único, da Constituição do Estado de Santa Catarina, que garante o repasse de recursos não inferior a cinco por cento do mínimo constitucional, que o Estado tem o dever de aplicar na manutenção e no desenvolvimento do ensino, para a assistência financeira aos alunos matriculados nas instituições de educação superior legalmente habilitadas a funcionar no Estado de Santa Catarina.

“Tal medida se faz necessária, vez que os valores destinados por meio do artigo 170 garantem bolsas de estudo, assegurando o direito à formação e qualificação dos jovens catarinenses, representando, por vezes, oportunidade única ao ingresso no ensino superior. Ressalta-se, por oportuno, que o respectivo montante, repassado às universidades comunitárias e particulares, contribui para o equilíbrio financeiro destas instituições”, explicaram.

Em outra proposição, mas do mesmo assunto, os parlamentares estão solicitando ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, com cópia a todos os Deputados Estaduais,  em caráter de urgência, a suspensão da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição – PEC/0005.3/2017, que “dá nova redação ao art. 49, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado de Santa Catarina”.

“Tal medida, considerando o interesse público e o descumprimento do disposto no artigo 170, parágrafo único, da Constituição do Estado de Santa Catarina, que garante o repasse de recursos relativos à assistência financeira aos alunos matriculados nas instituições de educação superior legalmente habilitadas a funcionar no Estado, em montante não inferior a cinco por cento do mínimo constitucional a ser aplicado na manutenção e no desenvolvimento do ensino, faz-se necessária, até que seja sanada a respectiva irregularidade ou esclarecidas as razões, objetivamente, pelo Poder Executivo Estadual, solicitadas, outrossim, por meio de Requerimento desta Casa Legislativa”, disseram.

Representantes da Incubadora de Negócios e Inovação fazem uso da Tribuna Livre

Representantes da InSite, a Incubadora de Negócios e Inovação do Sul Catarinense, fizeram uso do espaço da Tribuna Livre na sessão desta terça-feira (18/09). A Tribuna, solicitada pelo vereador Zairo Casagrande (PSD), recebeu o sócio-proprietário da InSite, Valmor Rabello, e o presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Mario Henrique Soratto Gaidzinski, para falar sobre inovação, destacando o Sul do Estado.

As novas modalidades de emprego e geração de renda foram comentadas pelos convidados, ressaltando a presença da tecnologia na alteração dos processos em todas as áreas da economia. Rabello comentou a necessidade de mudança e a oportunidade de inovar com o avanço da tecnologia. “Nunca uma pessoa teve tanto poder para empreender sozinha. Com um computador você monta uma grande empresa, sem necessidade de muitas pessoas ou um grande parque fabril”, destacou.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE