• Café com Ciência inicia atividades com informações sobre saúde

    Durante o encontro, professora da Unesc tirará dúvidas sobre o HPV 

Café com Ciência inicia atividades com informações sobre saúde

03 Abr, 2017 13:45:00 - Educação

Criciúma (SC)

O Café com Ciência inicia nesta quarta-feira (5/4), os encontros de 2017 para levar informações e orientações para a população sobre diversos assuntos relacionados a saúde. É o segundo ano que a Unesc e a ACIC (Associação Empresarial de Criciúma) desenvolvem projeto, que nesta edição vai levar a professora doutora da Unesc Maria Inês da Rosa para abordar os “Mitos e verdades sobre o HPV”. A palestra ocorre na sede da ACIC às 18h30, é gratuita e aberta ao público em geral. 

Graduada em Medicina e com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia, Maria Inês é mestre em Saúde Coletiva e doutora em Epidemiologia. Professora do curso de Medicina e do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Unesc, ela é responsável pelo laboratório de Epidemiologia da Universidade e tem como linha de pesquisa “Epidemiologia aplicada a serviços, saúde baseada em evidências”.

No Café com Ciência, a professora vai abordar o Papilomavírus Humano (HPV). Maria Inês explica que o câncer de colo uterino é um problema de saúde pública mundial, especialmente nos países em desenvolvimento. “Segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, o de colo uterino é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A estimativa do INCA (Instituto Nacional do Câncer) para 2016 foi de 16.340 novos casos. E em 100% deles a doença está relacionada à infecção persistente do HPV”, afirma a professora da Unesc.

Segundo ela, a infecção genital por este vírus é muito frequente, mas não causa câncer  na maioria das vezes. “É muito importante o conhecimento sobre o HPV para sua prevenção. Existem muitas dúvidas e mitos desde a transmissão do vírus, a história natural da doença, desenvolvimento de outras doenças além do câncer de colo uterino, como canceres no sexo masculino e vacinas contra o HPV”, comenta.

O Café com Ciência é uma ação do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc) voltada para toda a comunidade e realizada em parceria com a ACIC. O objetivo é estabelecer um diálogo informal com a população, levando informações e orientações a respeito da saúde que possam contribuir para a vida das pessoas. Os encontros ocorrem todos os meses sempre na sede da ACIC, com professores e pesquisadores da Universidade.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal