Busca pelo Posto de Atendimento ao Cidadão do MPSC cresce 30%, em 2017

03 Abr, 2018 17:49:31 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Você conhece o Posto de Atendimento ao Cidadão do Ministério Público de Santa Catarina? O Posto é um espaço disponível no MPSC, em Florianópolis, para acolher todo o cidadão que busca informação ou atendimento. Na Capital, o Posto está sob a responsabilidade do Setor de Atendimento ao Cidadão - SEAC. Ao procurar pelo Posto, o cidadão é encaminhado para uma sala especial, com privacidade, para que possa sentir-se seguro e confortável ao relatar sua situação. No local é realizada a triagem do atendimento por um servidor capacitado, que acolhe, orienta e encaminha, se necessário, para o órgão adequado.

Desde a criação do Posto - em 2015 - mais de 4 mil pessoas já receberam atendimento especializado na Capital. Segundo o Chefe do SEAC, Rodrigo Figueiredo Brelinger, no Posto prioriza-se a excelência no atendimento. "Muitas pessoas já chegam no MPSC desacreditadas por não conseguirem encontrar o caminho para resolução de suas demandas. Nosso trabalho é ajudar o cidadão a encontrar essas informações. Estamos sempre à disposição para sanar dúvidas! Há uma grande preocupação que o cidadão não saia do Ministério Público sem uma resposta!", explica.

Para a equipe do SEAC, "um bom atendimento é quando conseguimos nos conectar com a situação apresentada pelo cidadão e colaboramos para buscar a melhor solução possível O nosso objetivo é dar o melhor encaminhamento a partir da necessidade de cada um", disse Rodrigo.

Expansão e capacitação

Para que este atendimento se propague por todo o Estado, o Setor de Atendimento ao Cidadão realiza o curso "Dinâmicas do Atendimento de Excelência".  Esta capacitação tem como objetivo compartilhar boas práticas e técnicas visando a melhoria do atendimento ao cidadão. Assim, todas as pessoas que possuem contato direto com o cidadão estarão aptas a oferecer as informações e ajuda necessária. No ano passado, 8 Comarcas receberam o curso, totalizando 148 pessoas capacitadas.

Em 2018, novas Comarcas devem receber o curso. O objetivo é que o tema sobre excelência em atendimento esteja sempre atualizado, buscando atender e entender cada vez melhor os cidadãos que buscam pelo MPSC. Novos postos de atendimento deverão ser instalados em outras regiões do Estado. De acordo com o projeto de expansão, as próximas cidades que receberão um posto de atendimento serão:  Lages, Chapecó e Joinville. A instalação será de acordo com a finalização das novas sedes.

NÚMEROS DE ATENDIMENTO

Até o final de 2016, primeiro ano de funcionamento do Setor em Florianópolis, foram realizados 1851 atendimentos. Sendo 783 atendimentos presenciais e 486 por telefone. Os atendimentos virtuais também foram registrados: 289 por e-mail, 251 por mensagens privadas no Facebook e 85 pelo site do MPSC. E ainda teve uma carta.

Já no ano seguinte, os atendimentos aumentaram mais de 30%. Foram 2432 atendimentos. Presenciais foram 871 e por telefone 439. Os auxílios virtuais foram por Facebook, E-mail e site, com 409, 319 e 302 atendimentos respectivamente. Deste total, 2081 atendimentos foram pedidos de acesso a informação ou outra situação de competência do MPSC.

A maioria das solicitações foram de pessoas do sexo masculino (1546). As demandas variaram em orientação individual (1201), andamento processual (346), competência de outros órgãos (477) e dados institucionais (408). As demandas mais comuns são solicitações de informações de editais, concursos, estágios, localização de processos, cópias de documentos públicos e esclarecimentos de dúvidas como trâmites para solicitar uma vaga em creche judicialmente.

A fotógrafa e astróloga Kátia Furtado está entre estes atendimentos. Ela já procurou o SEAC em duas situações. Na primeira vez, ao perceber que alguns alimentos que tinha comprado estavam com data de validade vencida, a fotógrafa voltou ao Posto de Atendimento. Fez sua denúncia e foi encaminhada para a Promotoria de Justiça que a atendeu e tomou as providências necessárias.

Na segunda vez, ela percebeu que as matérias entrevistas da revista que assina eram a mesmas do mês anterior. Ela percebeu a troca apenas do código de barras e número da edição. Ao perceber a fraude, procurou o Posto de Atendimento do MPSC. Kátia foi recepcionada pela equipe e foi encaminhada para a Promotoria de Justiça competente para realizar a denúncia.

"Foi olho no olho. Os profissionais do SEAC têm paciência para explicar cada passo da situação que você está passando, dão atenção e tratam todos da mesma forma. Além de ter a opção de se identificar ou não ao fazer o atendimento, a pessoa fica mais a vontade de contar sua história ou de tirar alguma dúvida ou buscar informação que precisa", disse.

O projeto SEAC

Foi em 2014 que o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) desenvolveu o "Atendimento de Excelência ao Cidadão". O Projeto buscava aprimorar o atendimento ao cidadão e ficar ainda mais próximos das necessidades que levavam o cidadão até o MPSC.

O primeiro passo foi realizar um levantamento de informações nos locais com maior recebimento de pessoas e com visitas em Promotorias de Justiça de diversas áreas de atuação. Com esses dados, foi possível fazer um mapeamento das principais dificuldades das pessoas que procuram por informações ou algum tipo de ajuda do MPSC. Para encerrar a primeira etapa, o "Guia de Atendimento ao Cidadão" foi desenvolvido para colaborar com o trabalho dos servidores que fazem o primeiro atendimento ao cidadão. Além disso, 45 telefonistas e recepcionistas receberam um treinamento.

O projeto evoluiu de maneira tão satisfatória que foi necessário criar um setor especializado. Em dezembro 2015 foi inaugurado o primeiro Posto de Atendimento ao Cidadão, em Florianópolis. O Posto é destinado a atender, acolher, triar e encaminhar as demandas dos cidadãos.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança