• A faixa etária mais atingida é entre 15 e 19 anos e há um caso em homens para cada dez em mulheres

Busca pelo corpo perfeito pode causar anorexia

11 Nov, 2016 14:31:41 - Saúde

Criciúma (SC)

Com a chegada do verão aumenta a preocupação de mulheres e homens com a busca por um corpo perfeito. Algumas pessoas optam por fazer dietas bastante restritivas, outras apostam em atividades físicas. O descontrole em ambas as situações, aliadas a outros problemas, pode levar a distúrbios alimentares. E em tempos em que se valoriza muito a aparência física, não são raros os casos de anorexia. 

De acordo com o psiquiatra Luiz Rath, trata-se de uma doença crônica grave, com taxa de mortalidade em torno de 6% e sujeita a recaídas do paciente. O tratamento é difícil e apenas 50% das pessoas alcança a recuperação total. 

“A faixa etária mais atingida está entre 15 e 19 anos e a proporção é de um homem para cada dez mulheres. A anorexia envolve dificuldades psicológicas e cognitivas profundas. As pessoas são tão convictas das suas imperfeições e inadequações que enxergam no espelho o que mais temem, que é serem gordas e feias, e não conseguem perceber a imagem real refletida”, explica o psiquiatra.

Estudos revelam que as mulheres tendem a se enxergar maiores quando se olham no espelho. Já os homens percebem o tórax, perna e pênis menores do que são na realidade. 


Como identificar o problema

A anorexia começa de forma tímida e por esse motivo não é identificada imediatamente. Alguns hábitos que parecem saudáveis, quando levados ao extremo, podem revelar o princípio da doença. 

Entre os principais sintomas estão o excesso de atividades físicas, principalmente em pessoas com peso abaixo do normal. Nas mulheres há ausência da menstruação e nos homens disfunção erétil. Também retarda o crescimento de jovens e pode causar má formação do esqueleto, descalcificação dos dentes, depressão profunda e até mesmo tendências suicidas. 

O psiquiatra Luiz Rath explica que é importante o paciente recorrer ao auxílio psicológico e a família precisa ficar atenta porque a pessoa que sofre com anorexia tenta mascarar os sintomas e o comportamento alimentar, usa roupas largas, esconde o corpo e pode provocar o vômito. 

O tratamento envolve uma equipe multidisciplinar, com médico, psicoterapeuta e nutricionista. Nos casos mais graves é necessária internação hospitalar.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança