Brusque tem capacidade para atender 30% a mais de eleitores ao dia

12 Mai, 2017 14:17:03 - Geral

Brusque (SC)


O cadastramento biométrico já acontece em Brusque de forma ordinária desde fevereiro de 2016. No entanto, a 5ª e a 86ª Zonas Eleitorais, que atendem Brusque, Botuverá e Guabiruba, contam com apenas 13,5%, 13,1% e 9,2% do eleitorado cadastrado, respectivamente. No total, as duas Zonas Eleitorais são responsáveis pelos 104.120 eleitores das três cidades. O Cartório Eleitoral de Brusque possui capacidade diária para atender 280 eleitores, entretanto, a média de atendimento das últimas duas semanas demonstra que, somando os três municípios circunscritos nas Zonas, o cartório pode receber cerca de 30% a mais de eleitores ao dia.


Além disso, o processo de revisão do eleitorado destes municípios iniciou no dia 17 de abril, tornando obrigatório o comparecimento até o dia 7 de dezembro de 2017, prazo final da revisão. O eleitor que não comparecer terá o seu título eleitoral cancelado. Os eleitores com domicílio eleitoral em Brusque, Botuverá e Guabiruba devem agendar seu atendimento pelo site do TRE-SC, garantindo horário e evitando filas. Após o agendamento, devem comparecer ao cartório das 5ª e 86ª Zonas Eleitorais, localizado na Rua Humberto Mattiolli, 78 – Centro. O horário de atendimento é das 9h às 19h.

 

Documentos


Para realizar a atualização do cadastro eleitoral é necessário que o eleitor leve documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e certificado de alistamento militar – para homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título. 

 

Revisão de eleitorado


A revisão de eleitorado é um procedimento para comprovação do vínculo dos eleitores com o município em que estão cadastrados. O processo permite identificar fraudes de alistamento e atualizar a proporção de eleitores de cada localidade. Na ocasião é feita também a coleta biométrica, que conta com fotografia e digitais do eleitor, para atualização do cadastro da Justiça Eleitoral.

 

Biometria


A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes. Regulamentado pela Resolução TSE nº 23.440/2015, o procedimento está sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo país.


TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança