• Brinquedos e brincadeiras antigas são resgatadas em projeto

    Utilizando materiais reciclados, 58 crianças confeccionaram seus próprios brinquedos

Brinquedos e brincadeiras antigas são resgatadas em projeto

25 Nov, 2016 15:01:12 - Educação

Criciúma (SC)

Com o objetivo de resgatar os brinquedos e brincadeiras antigas, reutilizar materiais recicláveis e dar vida a imaginação, as duas turmas do Ensino Fundamental Integral da Satc confeccionaram objetos que remetem a brincadeiras que foram deixadas de lado pelas crianças com o avanço das novas tecnologias.
O projeto “Brinquedos e Brincadeiras” foi idealizado pelas professoras Catia Pacheco de Lima e Deisi Leandro e conta com a participação de 58 crianças.

Com um ano de produção, depois de brincarem muito, os brinquedos agora estão expostos no pátio do Ensino Fundamental. Quem passa pelo local pode observar jogos (xadrez, memória, da velha), bonecas de pano, pé de lata, peteca, bilboquê, dentre outros.

Além desses objetos os alunos ainda confeccionaram um caderno contendo dicas sobre as receitas que colocaram em prática em sala de aula. Brincadeiras como "galinha quer por", "canoa virou" e "gato e rato" também foram realizadas com os alunos durante o projeto.

Segundo a professora Catia Pacheco de Lima, as atividades ajudam a exercitar o corpo e a mente. “Vimos que depois que começamos a deixar eles produzirem seus próprios brinquedos e brincarem com brincadeiras como a do elástico, pé de lata e peteca, eles acabaram deixando os brinquedos tecnológicos de lado”, declara Catia.
Deisi Leandro afirma que as antigas brincadeiras são novidades para os pequenos. “Eles gostaram demais, deixamos eles produzirem todos os processos na construção dos brinquedos, então eles puderam ver que muitas coisas podem ser reaproveitadas e reutilizadas. O que fizemos aqui foi dar a oportunidade de deixá-los brincar com os próprios brinquedos que fizeram”, conta Deisi.

Ao fim da exposição, cada criança poderá levar para a casa os brinquedos produzidos na escola. As alunas Mariana Garcia e Beatriz Just Schmidt, de 7 anos, estavam animadas com o resultado.
“O que mais gostamos de fazer foram as bonecas de pano. Primeiro colocamos a fibra, depois o vestido, o colar, os cabelos, foi muito divertido, elas ficaram lindas”, comentam as meninas.

João Pedro Coral, 8 anos, conta que ficou admirado com as atividades e brincadeiras propostas pelas professoras. “Eu não conhecia o pé de lata e nem o bilboquê, estou ansioso para levar para a casa e poder brincar mais um pouco”, revela o menino.

O projeto ainda conta com a participação das professoras Maria Joelma Siqueira José e Caroline Pickler Machado.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança