Brasília lança programa para garantir segurança alimentar e nutricional

12 Jul, 2017 14:58:55 - Brasil

Brasília (DF)

Em cerimônia realizada hoje (12) no Palácio do Buriti, sede do Govero do Distrito Federal, o governador Rodrigo Rollemberg lançou o Programa Alimenta Basília (PAB), que tem por objetivo agregar e melhorar as ações da política distrital de segurança alimentar e nutricional.

Na oportunidade, também foi assinada uma portaria do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra.

A iniciativa visa distribuir alimentos para famílias em vulnerabilidade nutricional, articulando programas de aquisição e abastecimento para escolas, asilos, creches etc. Segundo dados do governo de Brasília, o Alimenta Brasília deve aproveitar os cerca de 30% de alimentos desperdiçados desde a produção até o consumo.

O programa vai integrar ações de cerca de 160 entidades que atuam em programas como o Programa Desperdício Zero, Programa de Coleta e Doação de Alimentos, Programa de Doação de Alimentos, dentre outros.

Para o governador Rodrigo Rolemberg, o programa é muito importante, pois além de contribuir no combate à fome dá apoio aos pequenos produtores do DF e entorno. “Vamos receber R$ 2 milhões do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário para comprar produtos da agricultura familiar e abastecer um banco de alimentos”, disse.

PAA

O ministro Osmar Terra falou sobre iniciativas semelhantes que estão sendo realizadas em todo país. “Estamos promovendo eventos em todo o país para incentivar que órgãos federais comprem produtos da agricultura familiar. Temos a previsão de que R$ 640 milhões entrem no orçamento para a aquisição de alimentos e o fortalecimento da economia dos pequenos produtores”, explicou.

A política de segurança alimentar e nutricional no Distrito Federal foi estipulada pel Lei nº 4.085 de 2008 e alterada pela Lei 4.275 em dezembro de 2011.

AGÊNCIA BRASIL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE