• Brasil suspende importação de leite uruguaio

    Ministério da Agricultura atendeu ao pedido de deputados da bancada ruralista.

Brasil suspende importação de leite uruguaio

11 Out, 2017 11:15:06 - Geral

Está suspensa por tempo indeterminado a licença de importação de leite do Uruguai. O anúncio foi feito nesta terça-feira, dia 10, pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, após encontro com deputados da Frente Parlamentar Agropecuária  - FPA. O catarinense Rogério Peninha Mendonça (PMDB) comemorou a decisão. “Foi uma atitude corajosa e necessária. É importante lembrar que o comércio bilateral envolve outros produtos, mas a cadeia produtiva do leite está a um passo da falência, e precisa de uma solução a curto prazo”, explicou o deputado.

O grande volume de leite importado do Uruguai nos últimos meses afetou fortemente o setor pecuário no Brasil, que emprega mais de um milhão de pessoas. Produtores brasileiros, especialmente dos três estados do Sul, têm amargado prejuízos constantes, porque o preço pago pelo litro é inferior ao custo de produção. “Suspeitamos que o leite oriundo do Uruguai não seja todo uruguaio, pode estar havendo o que chamamos de triangulação. Até que nossos vizinhos consigam esclarecer isso, resolvi suspender a importação e dar um fôlego para o setor no nosso país”, declarou o ministro da Agricultura. Maggi adiantou que, caso a medida não alivie a situação do mercado interno, vai propor que o leite seja extinto do acordo de livre comércio do Mercosul.

“Levei mais de vinte prefeitos catarinenses para conversar com Blairo há algumas semanas e expor a crise no setor. Fico feliz que ele tenha atendido ao nosso pedido”, comemorou Peninha. Ainda na tarde desta terça-feira, o deputado se reuniu com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, para pedir que o governo compre leite nacional e use nas políticas sociais em vigor, como a merenda escolar, por exemplo. “Isso vai ajudar a dar vazão para o estoque no mercado e certamente vai melhorar o preço pago aos produtores”, explicou o parlamentar catarinense. A ideia é que o governo federal adquira 50 mil toneladas de leite em pó e 400 mil litros de leite UHT.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal