• BR-101 Sul/SC: informações e avanço de obras em 28 de setembro de 2018

BR-101 Sul/SC: informações e avanço de obras em 28 de setembro de 2018

28 Set, 2018 16:21:24 - BR-101

Tubarão (SC) 

 O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) vai manter trabalhos de recomposição do pavimento com aplicação de microrrevestimento asfáltico sobre as pistas da Ponte Anita Garibaldi, na BR-101 Sul, durante o final de semana. Neste sábado, 29 e domingo, 30, a continuidade dos serviços vai alterar a configuração do tráfego de veículos na travessia. Caso chova, toda a logística será cancelada.

As melhorias são feitas em toda a extensão das pistas elevadas na estrutura, recobrindo a camada superficial. Com isso, a ponte terá trânsito com restrição em faixas de rolagem para abrir frente aos serviços em execução. Os motoristas devem considerar trabalhos sobre pistas a partir das 06 horas, com encerramento das atividades às 18 horas.

Para que seja aberto espaço para a logística das atividades, uma das faixas de rolagem está sendo interrompida por espaço de tempo determinado, delimitada pela sinalização vertical provisória. Esse espaço isola os trabalhos do fluxo de veículos, resguardando a segurança de todos e fazendo com que o tráfego de veículos flua. Dentro do espaço cerceado pela sinalização provisória há sinais de advertência indicando a redução no limite de velocidade. Nas pistas duplicadas, os veículos de pequeno porte podem transitar até 110 km/h e os de grande porte tem limite máximo de 90 km/h. Nos espaços em obras, esse limite passa a ser de 60 km/h para todos os tipos de veículos.

O pavimento microrrevestido não substitui as três camadas asfálticas que compõe as pistas duplicadas da BR-101 Sul. Em alguns pontos, o revestimento tradicional chega a 20 cm, enquanto o pavimento em avaliação chega a ter 1,5 cm. Pela reduzida dimensão, mesmo em grandes extensões, o revestimento adequa-se ao traçado de pistas, sem sobressaltos. As vantagens do uso deste tipo de processo estão ligadas a maior segurança, ao maior nivelamento da pista, preservação de ralos, bueiros e caixas de inspeção, menor geração de poluentes, maior adesão ao pavimento existente. Com o uso do microrrevestimento a frio, a retenção de tráfego é reduzida bem como a impermeabilização de trincas é feita com maior eficiência. 

Como todas as atividades são realizadas em campo aberto, ficam sujeitas às condições do tempo: em caso de instabilidade, os trabalhos são suspendidos e retornam somente com dia ensolarado. Os motoristas precisam atentar e redobrar os cuidados, pois todas as obras são realizadas sobre as pistas e vias laterais, com equipamentos e profissionais em movimentação constante.  

Os trabalhos de recomposição do pavimento das pistas na Ponte Anita Garibaldi vão continuar na próxima semana, dentro das condições de tempo estável. Com chuva, o microrrevestimento asfáltico não pode ser aplicado e secado, devido a umidade nas bases. Para mais informações, a autarquia mantem canais de interação para usuários, mantido pelo consórcio Concremat-Tecnosolo (Gestora Ambiental da BR-101 Sul), através do atendimento gratuito pelo telefone 0800 6030 101 e pelos links úteis no site 101sul.com.br.

A Ponte Anita Garibaldi (Ponte de Laguna) tem 2.830 metros de extensão, liberada ao tráfego de veículos desde julho de 2015. Ela faz a travessia sobre o Canal de Laranjeiras, no limite dos municípios de Laguna e Pescaria Brava, e está localizada entre o km 312,9 o km 315,73.

 Travessia Urbana da BR-101 em Tubarão terá melhorias durante a próxima semana


 Para os motoristas que trafegarem pelas pistas da BR-101 Sul catarinense, do km 330 ao km 353, o DNIT/SC recomenda cautela quanto aos trabalhos de limpeza e conservação na próxima semana. O trecho aloca trabalhadores direcionados para a roçada da vegetação nos bordos e canteiro central, retirada de sedimentos nas proteções de concreto, canaletas e sistemas de drenagem. Entre segunda até sexta-feira próximas, a autarquia vai alocar trabalhadores e equipamentos na Travessia Urbana de Tubarão, em pistas, canteiro central, bordos do pavimento e vias laterais.

A conservação com retirada da vegetação e lixo é necessária para a manutenção dos elementos de sinalização rodoviária (placas, painéis, defensas metálicas, etc.) e também para a melhor visualização e compreensão pelos motoristas. Já a coleta de lixo evita que materiais sólidos acabem dentro do sistema de escoamento, danificando bocas de lobo e as galerias debaixo das pistas.

Aos motoristas, o DNIT/SC pede atenção redobrada para a circulação dos trabalhadores nos bordos de pista, alças e canteiro central. Quando as equipes forem avistadas, é preciso reduzir a velocidade e respeitar o espaço das atividades. Em alguns trechos, os trabalhos serão sobre a pista com homens e equipamentos expostos ao trânsito de veículos. Aos pedestres cuidados redobrados para a circulação das equipes sobre calçadas e vias laterais.

Quem trafega pela BR-101 Sul deve ficar atento à sinalização, respeitando os limites de velocidade permitida. Nos trechos duplicados, o limite de velocidade para veículos de pequeno porte está fixado em 110 km/h e para veículos de grande porte (caminhões e ônibus) o limite é de 90 km/h. Nas vias laterais, a velocidade máxima fica entre 40 km/h a 60 km/h, segundo a sinalização vertical instalada.

A cidade de Tubarão tem a maior concentração urbana dentro de um segmento da BR-101 Sul catarinense – e a maior da duplicação da rodovia federal em toda a extensão de obras – com residências, estabelecimentos comerciais, postos de combustíveis e empresas entre o km 331 ao km 345, começando no bairro Revoredo indo até o São Cristóvão, próximo ao limite com o município de Treze de Maio.


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