• BR-101 Sul/SC: informações e avanço de obras em 09 de outubro de 2018

BR-101 Sul/SC: informações e avanço de obras em 09 de outubro de 2018

09 Out, 2018 14:23:57 - BR-101

Tubarão (SC) 

 O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) finaliza nesta terça-feira, 09 de outubro, trabalhos de melhorias no pavimento asfáltico da BR-101 Sul, dentro da travessia na Ponte Anita Garibaldi, em Laguna. A ponte recebeu nova camada superficial de microrrevestimento asfáltico em toda a extensão das pistas elevadas e, agora, é preparada para receber a sinalização horizontal (faixas de eixo central e bordos).

O tempo instável na região, nos últimos dias, acabou prejudicando o avanço das atividades, já que toda a logística é feita em campo aberto, exposto aos elementos do tempo. Assim, os trabalhos seguiram em dois finais de semana, para dar continuidade à aplicação. Os últimos serviços sobre a travessia são de limpeza do pavimento para receber a sinalização horizontal.

Todas as faixas de eixo central e bordos de pistas existentes foram recobertas e, para delimitar o trânsito de veículos, o DNIT/SC fará a pintura da faixa de eixo central – em caráter provisório – ainda nesta semana, para nos próximos dias finalizar toda a sinalização definitivamente. A pintura final vai depender das condições climáticas na ponte, pois é preciso pavimento seco para que a tinta refletiva seja ancorada na plataforma.

Nos dias em que a autarquia estiver readequando a sinalização sobre a Ponte Anita Garibaldi o fluxo de veículos será redimensionado. Para alocar a frente de obras é preciso interromper uma das faixas de rolagem, abrindo espaço para trabalhadores e equipamentos. Todo o espaço estará delimitado pela sinalização provisória de obras, com redução nos limites de velocidade.

Para mais informações, o DNIT/SC mantem canais de interação para usuários, mantido pelo consórcio Concremat-Tecnosolo (Gestora Ambiental da BR-101 Sul), através do atendimento gratuito pelo telefone 0800 6030 101 e pelos links úteis no site 101sul.com.br.

A Ponte Anita Garibaldi (Ponte de Laguna) tem 2.830 metros de extensão, liberada ao tráfego de veículos desde julho de 2015. Ela faz a travessia sobre o Canal de Laranjeiras, no limite dos municípios de Laguna e Pescaria Brava, e está localizada entre o km 312,9 o km 315,73.

Educação Ambiental para Obras Complementares alcança mil alunos

 As oficinas de Educação Ambiental em escolas lindeiras aos lotes de Obras Complementares da BR-101 Sul catarinense alcançaram cerca de mil alunos nos últimos 12 meses. As ações são realizadas pelo DNIT/SC, através do Consórcio Concremat-Tecnosolo (Gestora Ambiental), dentro dos trabalhos que são realizados desde o início das obras de duplicação da rodovia federal no trecho de SC e RS.

Foram realizadas oficinas de EA em escolas de Laguna e Pescaria Brava, durante 18 palestras desenvolvidas desde outubro passado, antes do início das obras de construção de vias laterais e obras de arte especiais. Nas conversações realizadas, crianças do ensino fundamental e médio são apresentadas às transformações ambiental antes, durante e após as obras de duplicação na rodovia federal.

As ações são coordenadas pela equipe de Comunicação Social e Educação Ambiental do DNIT/Consórcio e discute junto aos alunos as transformações trazidas pelas obras de duplicação, os cuidados com o meio ambiente durante as construções e os trabalhos para manter as condições de trafegabilidade aliada aos cuidados ambientais com o empreendimento concluído.

As oficinas de EA são realizadas pelo consórcio desde 2005, quando iniciaram as obras de duplicação. Para os envolvidos pelo empreendimento, a equipe repassa informações sobre os 22 Programas Socioambientais e um Estudo desenvolvidos paralelamente às obras, bem como noções de segurança e sensibilização para a segurança no trânsito, em atendimento, como medidas de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama. Para os trabalhadores, as oficinas são voltadas para valorização do profissional, cuidados e uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), cuidados ambientais na obra e interação com as comunidades.

Com as atividades nos lotes de Obras Complementares em execução em Tubarão, Pescaria Brava e Laguna, as ações de sensibilização ambiental continuam. A equipe de Comunicação Social e Educação Ambiental do Consórcio, a pedido do DNIT, realiza ações para obtenção da Licença de Operação da BR-101 Sul. O consórcio age nas comunidades e nas escolas lindeiras trazendo, agora, a realidade das transformações ambientais, estruturais e de trafegabilidade trazidas pela duplicação da BR-101 Sul. Essa continuidade vem aumentando ainda mais o número de pessoas que interagem com conteúdo apresentado, criando sensibilização ambiental para um pós-obras.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal