• BR-101 Sul terá 35 quilômetros de nova sinalização horizontal

BR-101 Sul terá 35 quilômetros de nova sinalização horizontal

15 Dez, 2017 13:35:57 - BR-101

Laguna (SC)

O avanço na aplicação da nova sinalização horizontal – faixas de eixo central e bordos das pistas duplicadas – vai chegar aos 35 quilômetros executados na BR-101 Sul catarinense. Desde segunda-feira até hoje (14), o DNIT/SC vem instalando a pintura sobre o pavimento entre o km 315, em Laguna, até o km 350, em Jaguaruna. Mantendo o tempo estável, os trabalhos vão continuar neste final de semana, com a necessidade de interrupção em uma das faixas de rolagem.

Nas frentes de serviços, três caminhões são usados para a aplicação da tinta termoplástica. Cada um dos veículos consome até seis mil quilos de materiais por dia e, desde o início das melhorias, foram aplicadas cerca de 50 mil quilos de tinta sobre as pistas duplicadas. Os equipamentos são dotados de caldeiras próprias, com aplicadores móveis que se ajustam ao traçado da pintura original, com cinco a seis pessoas necessárias para a operação, além da equipe de sinalização.

Todas as frentes em execução serão delimitadas pela sinalização provisória, com demarcação por cones refletivos e aproximação apontada por sinalizador (bandeirinha). É proibida a circulação com veículos dentro da área em aplicação, pois a pintura demanda tempo para secagem até a liberação do piso. Com chuva, os trabalhos são interrompidos.


A tinta termoplástica tem maior durabilidade, pois apresenta maior aderência ao piso, desgastando lentamente. Para aplica-la é preciso equipamento com caldeira para aquecer e dispersar os elementos, antes da demarcação nas pistas. A refletância da sinalização horizontal com aplicação a quente se dá com a adição de microesferas de vidro na composição da tinta. Cerca de 50 mil quilos de compostos serão usados entre o km 300 ao km 465. Do km 245 ao km 299,9 a aplicação será com pintura a frio.

Com a circulação de equipamentos e trabalhadores, os motoristas em circulação de longo curso devem atentar para o estreitamento de pistas, sempre reduzindo a velocidade dentro dos espaços em serviço. Os usuários devem considerar as atividades sobre pistas com início às 07:30 às 18:00 horas e, com a necessidade, trabalhos aos finais de semana.  

Programa BR Legal – A revitalização na sinalização horizontal da BR-101 Sul/SC está dentro do programa BR Legal, que atua no acréscimo e manutenção da sinalização rodoviária e instalação de elementos auxiliares. O programa vem sendo realizado desde 2012, com 3,9 bilhões de reais em investimentos e atendendo 55 mil quilômetros de estradas federais, nos 26 estados e no Distrito Federal. A Confederação Nacional do Transporte (CNT) informou por pesquisa divulgada em 2015, que o programa conseguiu melhorar nos dois primeiros anos de trabalhos a classificação de rodovias tidas como regular, ruim e péssima, passando de 77,1% em 2013 para 55,9% em 2015. A extensão classificada como boa e ótima passou mudou de 22,9% para 44,9 % no mesmo período

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE