• #BoraVotar: jovens de 15 anos já podem fazer o alistamento eleitoral

#BoraVotar: jovens de 15 anos já podem fazer o alistamento eleitoral

08 Jan, 2022 10:17:30 - Política

Florianópolis (SC)

O ano começa com uma boa notícia para os jovens de 15 anos, que irão completar 16 até 2 de outubro, data das próximas eleições: o alistamento eleitoral já está permitido para essa faixa etária. Todo o processo está sendo realizado de forma online através do site da Justiça Eleitoral. O prazo final é dia 4 de maio.

Todo mundo sabe que o voto é obrigatório para quem tem mais de 18 anos. O que os jovens precisam ter em mente é que, mesmo sendo facultativo, o voto para a galera de 16 e 17 anos é, também, a oportunidade de se exercer a cidadania, participando de fato do processo eleitoral.

Campanha do TRE-SC mobiliza jovens de toda Santa Catarina

A campanha Meu primeiro título #BoraVotar, lançada pelo TRE-SC em setembro do ano passado, mobilizou os jovens catarinenses em torno desse propósito. Além das 8 cidades visitadas pela comitiva do Tribunal, cartórios eleitorais de Jaraguá do Sul, Corupá e Guaramirim também realizaram ações em suas Zonas Eleitorais (ZEs).

Em Guaramirim, alunos do 6º ao 9º período da Escola de Ensino Fundamental São José participaram do Projeto Eleitor do Futuro, quando tiveram noções de política, cidadania, democracia e do sistema eleitoral brasileiro. Na ocasião eles ainda tiveram a oportunidade de realizar uma votação eletrônica simulada, tendo o seu primeiro contato com a urna eletrônica. 

E os resultados de todas essas ações apareceram em poucos meses de trabalho: um incremento de 45% no número de eleitores menores de 18 anos inseridos no Cadastro Eleitoral de Santa Catarina.

Na página da campanha na internet estão os materiais explicativos, vídeos, fotos e notícias sobre o #BoraVotar. Os jovens eleitores também podem aprender o passo a passo do alistamento pelo vídeo produzido pelo TRE-SC.

NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE