• Bons hábitos: transformando vidas

Bons hábitos: transformando vidas

11 Set, 2018 14:06:59 - Saúde

Criciúma (SC) 

Tudo mudou quando o consultor de empresas Ricardo de Oliveira Azevedo, de 29 anos, sofreu um acidente de moto, em 2015. Na ocasião, o jovem acabou perdendo a perna esquerda, numa amputação transtibial, além de uma fratura no cotovelo esquerdo gerando uma limitação de movimento. O abalo emocional e as limitações fizeram com que chegasse aos 110kg após o acidente, sendo que anteriormente pesava 80kg. Em 2016, Ricardo viu uma oportunidade para mudar através do grupo de emagrecimento saudável do SESI Criciúma.

De lá pra cá, muitas coisas se transformaram. “As mudanças começaram quando entrei no grupo e comecei a praticar atividade física, natação e mudar a minha rotina alimentar com a ajuda da nutricionista, ao mesmo tempo em que buscava trabalhar a minha mente para essas mudanças que estavam ocorrendo”, comenta Ricardo. “Neste período, por ter feito uma formação em coaching utilizei muitas ferramentas para mudar a minha relação com a comida e focar em meus objetivos. Considero que um grande fator de sucesso foi trabalhar essas três áreas: alimentação, atividade física e mente.

Desde o começo o Ricardo se mostrou muito determinado e disciplinado. O que para alguns poderia limitar, no caso dele, nada atrapalhou sua motivação para participação assídua nos encontros e seu foco na perda de peso. Foi inclusive o participante que mais perdeu peso, mais de 20kg. Durante sua participação no Grupo além da reeducação alimentar, praticar natação, iniciou outras práticas desportivas, com muito entusiasmo participou também da Corrida do Bem FarmaSESI”, ressalta a nutricionista do SESI Criciúma, Izabela Cechinel Biela.

Participação na Corridas do Bem

Três anos após o acidente que mudaria a história de Ricardo, o consultor de empresas não para, está sempre em busca de algo novo. Recentemente, em agosto, Ricardo participou da oitava etapa do Circuito Corridas do Bem FarmaSESI, na categoria 5km. “O fato de participar do grupo de emagrecimento fez com que eu sentisse vontade de me desafiar, e por isso busquei realizar a corrida, era uma forma de me motivar a continuar a trabalhar minha mente e meu corpo para poder ter um melhor resultado. Hoje tenho 77 Kg”, explica Ricardo.

“Para a equipe SESI Saúde, ter participado desta fase cheia de superações e resultados da vida do Ricardo é gratificante e motivador. Cases assim são inspiradores e contribuem para impulsionarmos cada vez mais o bem estar entre as pessoas”, pontua a supervisora do Centro de Promoção da Saúde do Trabalhador, Kênia Chechetto Motta de Farias.

“Foi algo muito desafiador, mas além de tudo, foi motivador. Depois do meu acidente, achei que nunca poderia participar de uma corrida como essa, e no momento da corrida ver as pessoas incentivando e de certa forma impulsionando nós que estamos correndo foi muito emocionante. Gostei tanto da experiência que quero participar de outras, fiquei motivado”, complementa.

TEXO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/DIVULGAÇÃO  

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança