Biometria: eleitores com títulos cancelados não poderão votar

19 Set, 2016 16:41:17 - Política

Florianópolis (SC)

Em Santa Catarina, 141.448 eleitores não fizeram o cadastramento biométrico obrigatório que ocorreu em sete municípios recentemente e não votarão nas próximas Eleições Municipais. Esses eleitores poderão regularizar suas situações somente a partir do dia 7 de novembro, com a reabertura do cadastro eleitoral. Consulte aqui as relações dos eleitores com inscrição cancelada ou ainda sua situação eleitoral.

Vale lembrar que esses eleitores tiveram seus títulos eleitorais cancelados e estão sujeitos a restrições como, por exemplo, a impossibilidade de obtenção de passaporte, de posse em cargos públicos, de realizar matrícula em instituições de ensino superior, além da suspensão do CPF, entre outras.

Desde 2015, o cadastramento biométrico acorreu de forma obrigatória em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Palhoça, São José, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz. Outras 12 cidades do Estado já haviam finalizado a coleta das digitais. Dessa forma, em Santa Catarina, 19 municípios possuem votação 100% biométrica nestas eleições.

Além disso, a biometria já começou a ser realizada de forma ordinária em mais nove municípios, onde a votação acontecerá de forma mista (tradicional e biométrica) nas Eleições 2016. Os municípios onde ocorrerá votação mista em Santa Catarina são: Balneário Camboriú. Botuverá, Brusque, Camboriú, Corupá, Garuva, Guabiruba, Itapoá e Jaraguá do Sul.

O fechamento do cadastro eleitoral aconteceu no dia 4 de maio, já objetivando a preparação da Justiça Eleitoral para o pleito vindouro. Após o fechamento, os dados foram compilados e enviados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Posteriormente, esses dados passaram por uma auditoria e se deu início à geração dos arquivos para a folha de votação e a execução da carga de dados para a próxima eleição.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança