• Big Data e “Vacas Conectadas” vão agitar a Jornada Satc

    Novas experiências criativas na área da tecnologia serão debatidas em talks do evento

Big Data e “Vacas Conectadas” vão agitar a Jornada Satc

01 Ago, 2018 10:28:31 - Educação

Criciúma (SC)

A tecnologia faz parte da vida dos indivíduos, na escola, no trabalho e para gerar conhecimento. É neste sentido que na Jornada Satc, estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares poderão aprofundar informações de outras áreas tecnológicas em bate-papos sobre Big Data, Mobilidade e “Vacas Conectadas”.

O termo Big Data é bastante atual e relevante para no cenário de conectividade. “Este é um conceito que descreve um grande volume de dados, para que se possa descobrir informações sobre tais dados”, informa o coordenador da Engenharia da Computação da Faculdade Satc e ministrante da talk, Gustavo dos Santos De Lucca.

De acordo com De Lucca, a cada minuto nós geramos mais informação do que foi produzido ao longo de toda história. “A grande sacada da Big Data é dinamizar e dar mobilidade a todas informações que originam de nossas ações, e a internet é a grande aliada neste sentido”, relata.

Influência no dia a dia

O Facebook é uma empresa em que vários dados surgem a cada segundo. Diante deste cenário, eles analisam o perfil de cada usuário, coletam informações das preferências de cada um e oferecem produtos e serviços referentes ao perfil do usuário.

Você já pesquisou sobre algum produto e depois apareceram várias propagandas no seu feed? Então, seu perfil foi analisado e identificaram sua preferência por aquele produto. “Na talk eu vou mostrar como as empresas utilizam os dados coletados a seu favor”.

O que são Vacas Conectadas?

O case de sucesso Vacas Conectadas foi desenvolvido pela Microsoft em conjunto com a Fujitsu, onde pensaram como um fazendeiro poderia ganhar mais dinheiro usando a Big Data. A empresa utilizou um equipamento que monitorava e coletava informações de cada animal. “Os dados mostravam o melhor horário para que fosse realizada a inseminação artificial nos animais. Isso é controle de produção e acabou elevando a melhoria na taxa de processo”, ressalta De Lucca.

As Vagas Conectadas estão relacionadas com o processo realizado pelo Big Data, que conectou os animais, o equipamento coletou os dados, foi encaminhado para a internet, onde as informações foram processadas. Esta é a grande sacada das vacas estarem conectadas.

Confira aqui mais informações sobre a programação da Jornada Satc. O evento ocorre no dia 16 de agosto e é voltado a escolas públicas e particulares da região interessadas em participar de um dia repleto de aprendizagem e lazer, com o intuito de estimular o conhecimento e ajudar os estudantes a pensarem a carreira profissional.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal