• Bicicleta de madeira é entregue pela Engenharia Mecânica da Satc

    Projeto Eco Bike, estudado e desenvolvido por acadêmicos, foi proposto por empresário.

Bicicleta de madeira é entregue pela Engenharia Mecânica da Satc

23 Dez, 2016 18:21:18 - Geral

Criciúma (SC) 

Com design arrojado e totalmente funcional a Eco Bike, a bicicleta de madeira produzida por acadêmicos de Engenharia Mecânica da Faculdade Satc, foi entregue nesta sexta-feira (23). O projeto foi proposto pelo empresário César Smielevski e totalmente desenvolvido pelos alunos.

A Eco Bike pesa aproximadamente 19 quilos. A estrutura é totalmente de madeira, feita com eucalipto de reflorestamento. “Mais que a questão técnica, que envolveu os alunos desde o início, esse projeto trouxe para dentro da escola um problema real e é isso que buscamos, que nossos acadêmicos se envolvam com questões reais”, ponderou o diretor da Faculdade Satc, Carlos Ferreira.

O projeto começou a ser desenvolvido em fevereiro. A partir daí, os acadêmicos Victor Ferro Mazzuco, Victor Cancelier e Artur Cavaler iniciaram estudos para definir qual madeira usar, a forma de manufatura, custos, processos de cola, corte e usinagem. “Trabalhar com madeira é algo novo para nós. No curso não temos esse contato. Por isso foi importante estudar tudo, até para que tenhamos parâmetros para validar as características de cada peça”, explicou Mazzuco. Junto com os alunos atuaram os professores Luiz Carlos de Cesaro Cavaler, na coordenação, e Anderson Daleffe, no laboratório Pronto 3D.  

O trabalho de dois semestres foi entregue nesta sexta, à tarde, na Satc. Além de ser uma peça única, exclusiva, é uma bicicleta que pode ser utilizada normalmente. “Vou andar com ela com certeza”, afirmou o empresário César Smielevski. 

Sua decisão ao buscar a Satc como parceira tem a ver com a inquietude. “Temos que pensar diferente, sair do tradicional. E procurei a Satc porque sei que se trabalha com competência e afinco”, disse. A intenção do empresário é desenvolver projetos futuros com a Faculdade, envolvendo a Eco Bike. 

REDAÇÃO PORTAL/SATC

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE